Formação em ‘habilidade socioemocionais’ atende alunos da rede municipal

Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi

 

Dando continuidade à formação da educação com foco nas habilidades socioemocionais, realizada pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o palestrante e empreendedor social, Ricardo Ribeirinha, da Empresa Recriar Vida, conversou com os alunos da Escola Municipal Antônio de Almeida Veras, na manhã desta quinta-feira, 11.

Durante o bate-papo, Ribeirinha contou um pouco da sua história de vida, os desafios enfrentados como o abandono materno e o reencontro com o amor ao ser adotado. O empreendedor social, enfatizou que para haver uma sociedade forte, as pessoas precisam estar felizes.

Ribeirinha destacou que fortalecimento emocional é uma política do Ministério da Educação, que todos os grandes países estão entendendo que é preciso cuidar do emocional das pessoas. “É importante ter os serviços públicos funcionando bem, mas as pessoas precisam estar bem emocionalmente, estarem felizes”, comentou.

O palestrante expôs que é comprovado que o conteúdo escolar só é absorvido quando existem ferramentas emocionais aliadas à Pedagogia, isso promove sentimento de pertencimento e cria-se laços. “Muitas crianças que chegam às escolas estão destruídas emocionalmente, por situações diversas e isso prejudica o processo socioemocional, por este motivo é preciso trazer essa temática para dentro da escola”, defendeu.

O secretário Municipal de Educação, João Paulo Lima, ressaltou a importância do cuidado com as emoções das crianças, que trabalhar essa temática dentro da escola, promoverá adultos com menos problemas no futuro.

A diretora da Escola Municipal Antônio de Almeida Veras, Glades Regino de Lima, ressaltou que a palestra traz um tema importante a ser discutido com os alunos, debater com eles a importância de se conhecerem, conhecerem suas emoções e aprender a equilibrá-las. “Somos dotados de emoções boas e também, às vezes, ruins e todas elas trazem consequências. O que está acontecendo aqui é um momento muito rico, que está trazendo a eles um tema importante que vai orientá-los a viver melhor, entendendo suas emoções, entendendo o próximo e assim viver melhor em coletividade”, disse.

O aluno do 7º ano, Matheus José da Silva, aprovou a palestra, afirmando que a história de vida do palestrante o impactou e os conhecimentos compartilhados o fez repensar sobre o cuidado que deve ter consigo. “Todos nós precisamos aprender a lidar com nossas emoções, entende-las e equilibrá-las”, disse.

A formação ofertada pela Secretaria Municipal de Educação inclui palestras, workshop, dinâmicas, oficinas, recursos pedagógicos, grupos de trabalho específicos para cada profissional da escola e o suporte de especialistas que percorrerão as escolas do município, oferecendo orientações sobre o fortalecimento emocional.

O post Formação em ‘habilidade socioemocionais’ atende alunos da rede municipal apareceu primeiro em Prefeitura de Gurupi.

Prefeitura de Gurupi

  • Related Posts

    Prefeitura de Gurupi prepara Semana do Meio Ambiente com várias atividades

      Por Fernando Vieira – Secom Gurupi Com o intuito de promover a conscientização e a preservação ambiental, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico…

    Prefeitura de Gurupi avança com obras de recapeamento asfáltico na Rua 20 e Avenida Amapá

      Por Fernando Vieira – Secom Gurupi A Prefeitura de Gurupi segue intensificando as obras de recapeamento asfáltico com CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) em diferentes regiões da cidade.…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Economia

    Harnessing the Power of Wind Energy

    Harnessing the Power of Wind Energy

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    Ultimate Sports Ground Experience

    Ultimate Sports Ground Experience

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Plant Based Alternatives Reshaping Food

    Plant Based Alternatives Reshaping Food