“Sebrae Pelo Brasil” destaca geração de empregos e liderança empreendedora em Sergipe | ASN Nacional

Com o objetivo de fomentar a unidade institucional e a inclusão empreendedora, o “Sebrae Pelo Brasil” chegou ao estado de Sergipe. Em Aracaju, a presença do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, nesta segunda-feira (8), contou com uma agenda que tratou sobre a geração de empregos e o apoio na formação de empreendedores.

Sergipe foi o 17⁰ estado a receber o projeto e reuniu cerca de 170 colaboradores no auditório do Sebrae/SE. Durante sua apresentação, Décio Lima destacou os números relativos à empregabilidade, cujos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelou que, nos primeiros meses do ano, o estado foi líder no Nordeste na geração de empregos por micro e pequenas empresas (MPE).

“Os pequenos negócios são responsáveis por 89,2% dos empregos gerados em Sergipe em janeiro e fevereiro, demonstrando a força dos micros e pequenos negócios. Eles pulverizam a economia e são os grandes protagonistas na distribuição de renda, pois estão espalhados por todos os setores econômicos”, explicou o presidente.

O levantamento do Caged tem como base o cálculo do saldo líquido de empregos formais. Esses dados apontam que os números de 2024 são ainda maiores que os valores do mesmo período em 2023 e maiores também do que as grandes e médias empresas, que registraram número negativo.

Líderes em Movimento

Presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, durante a visita ao Sergipe. Foto: Jonatha Dionísio

Em continuidade à agenda, o auditório do Sebrae/SE recebeu Agentes de Desenvolvimento (ADs), além de lideranças locais dos municípios sergipanos atendidos por programas do Sebrae. O trabalho realizado pelos ADs foi homenageado e as suas atuações foram apresentadas como possibilitadoras de inclusão e acesso, inclusive, como fomentadoras do desenvolvimento das pequenas empresas e na redução da informalidade.

“As lideranças do Sebrae desempenham um papel estratégico no desenvolvimento do empreendedorismo e na sua interiorização, além de colaborar significativamente na aplicação da Lei Geral nos municípios junto ao poder público. Em 2023, foram capacitadas 164 lideranças, em mais de 370 horas de treinamento, com o objetivo de formar líderes nos pequenos negócios”, explicou a superintendente do Sebrae/SE, Priscila Felizola.

Cultura e empreendedorismo

Foto: Jonatha Dionísio

Ainda na manhã desta segunda, o presidente e sua equipe estiveram no Museu da Gente Sergipana, onde conheceram a atuação do Sebrae/SE no turismo, gastronomia e artesanato. Muitos destes projetos são frutos de capacitações em parceria com o museu.

Em um tour guiado, foram apresentados símbolos culturais que são oportunidades de negócio incentivados por ações do Sebrae. São os casos, por exemplo, da Renda Irlandesa – uma das indicações geográficas brasileiras, registradas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial –, produzida no município de Divina Pastora, e das cerâmicas de Santana de São Francisco.

“Sergipe tem um grande potencial empreendedor no setor de artesanato. E o Sebrae tem um papel fundamental em ampliar o alcance do trabalho desses artesãos espalhados pelo estado, valorizando a cultura local e movimentando a economia”, afirma a gestora de Turismo do Sebrae/SE, Bianca Faria.

Prefeitura de Gurupi

  • Related Posts

    Sebrae Pelo Brasil chega ao Mato Grosso | ASN Nacional

    O Mato Grosso é o próximo estado a receber o Sebrae Pelo Brasil, projeto que evidencia as potencialidades empreendedoras de todos os pontos do país. Nesta sexta-feira (24), o presidente…

    Enchentes afetam mais da metade das MPE gaúchas. Sebrae prepara plano de ação para socorrer empresários | ASN Nacional

    Mais da metade das micro e pequenas empresas gaúchas (MPE) foram afetadas pelas enchentes e estão com suas operações paralisadas ou reduzidas. Um diagnóstico realizado pelo Sebrae no Rio Grande…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Economia

    Harnessing the Power of Wind Energy

    Harnessing the Power of Wind Energy

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    Ultimate Sports Ground Experience

    Ultimate Sports Ground Experience

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Plant Based Alternatives Reshaping Food

    Plant Based Alternatives Reshaping Food