No Rio de Janeiro, projeto pioneiro e gratuito vai impulsionar o potencial empreendedor de mães atípicas | ASN Nacional

Com o objetivo de estimular o potencial empreendedor de mães atípicas, o Sebrae Rio oferece, pela primeira vez, uma série de capacitações desenvolvidas para mulheres que enfrentam os desafios extras de cuidar de crianças que necessitam de cuidados especiais. O projeto “Empreendedorismo e Mães Atípicas” está disponibilizando 150 vagas para o estado do Rio de Janeiro, pioneiro na iniciativa. As inscrições se encerram nesta sexta-feira (19).

As mulheres selecionadas vão participar gratuitamente de uma trilha de conhecimento, em formato híbrido (presencial e on-line), com início neste mês e término em setembro deste ano. As mais de 90 horas de capacitações vão tratar de temas como desenvolvimento humano, atitude empreendedora, marketing digital, vendas e formação de preço. Ao fim, as participantes receberão um plano de negócios para que possam iniciar uma trajetória empreendedora de forma planejada e organizada, compatível com as demandas complexas da maternidade.

Responsável pelo projeto, a analista do Sebrae Rio Louise Nogueira destaca que 90% dessas mães atípicas são também, muitas vezes, mães solos que muitas vezes já conduzem alguma atividade por conta própria, mas não se enxergam como empreendedoras. “Esse projeto vai levar a cultura empreendedora e despertar nessas mulheres o olhar para si mesmas como empreendedoras também da própria vida. Queremos mostrar que elas são capazes de trilhar esse caminho, porque a maioria acha que não é possível”, frisa.

O que define uma criança ou jovem atípico?

As nomenclaturas típicas e atípicas são usadas para definir o desenvolvimento de uma criança ou adolescente. O termo “atípico” é utilizado para identificar os indivíduos que mostram sinais de atraso no desenvolvimento e possuem qualquer tipo de prejuízo no processo cognitivo, de ensino e aprendizagem e necessitam de suporte para atividades diárias. Os atípicos mais comumente conhecidos são os que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), mas há ainda diversas condições que se encaixam nesse grupo, como aquelas pessoas cujos processos neurológicos são diferentes dos padrões da sociedade, os chamados neurodivergentes – com Altas Habilidades/Superdotação, por exemplo.

Como participar

Podem participar apenas mães ou mulheres que exerçam a função materna de crianças e jovens atípicos dos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá. A seleção será feita com os critérios estabelecidos no edital. O resultado será divulgado na próxima quarta-feira (24). Mais detalhes do projeto também podem ser verificados no regulamento. Clique aqui para acessar os documentos e se inscrever.

Confira abaixo mais informações:

Início do projeto:
25 de abril – Niterói e Maricá
29 de abril – São Gonçalo e Itaboraí

Temas da Trilha:
Desenvolvimento Humano (30h)
Atitude Empreendedora (40h)
Marketing Digital (8h)
Vendas (8h)
Formação de preço (8h)

Prefeitura de Gurupi

  • Related Posts

    Enchentes afetam mais da metade das MPE gaúchas. Sebrae prepara plano de ação para socorrer empresários | ASN Nacional

    Mais da metade das micro e pequenas empresas gaúchas (MPE) foram afetadas pelas enchentes e estão com suas operações paralisadas ou reduzidas. Um diagnóstico realizado pelo Sebrae no Rio Grande…

    Desenvolvimento Territorial e apoio aos municípios marcam abertura da Marcha dos Prefeitos | ASN Nacional

    Cerca de 10 mil prefeitos, vereadores, secretários municipais, entre outras autoridades, estão em Brasília para discutir ações que promovam o desenvolvimento local e territorial com foco na melhoria das condições…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Economia

    Harnessing the Power of Wind Energy

    Harnessing the Power of Wind Energy

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    Ultimate Sports Ground Experience

    Ultimate Sports Ground Experience

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Plant Based Alternatives Reshaping Food

    Plant Based Alternatives Reshaping Food