Agentes Locais de Inovação transformam experiência com pequenos negócios em conhecimento acadêmico | ASN Nacional

O Sebrae vai reunir os principais estudos e artigos acadêmicos produzidos pelos Agentes Locais de Inovação (ALI) no 2º Congresso de Inovação e Negócios na próxima semana. Cerca de 400 participantes são esperados no evento (presencial e on-line), que terá 189 trabalhos em exibição – dos mais de 360 submetidos, de segunda (22) a quarta-feira (24), na Faculdade Sebrae, em São Paulo.

Além dos ALIs, o evento reunirá pesquisadores, alunos da Faculdade Sebrae e das Fatecs, para trocar informações e conhecimento sobre iniciativas inovadoras relacionadas ao empreendedorismo no Brasil. O diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, participará do evento de forma on-line.

“Entendemos que isso trará um avanço no fortalecimento do Programa ALI e, sobretudo, contribuindo para compreender qual é o universo, as dores, as questões que envolvem os pequenos empresários, com as suas potências, fragilidades e dificuldades”, ressalta a analista de inovação do Sebrae, Ana Carolina Westrup. “Esse Congresso tem por objetivo fortalecer a dimensão acadêmica do ALI e colocar o Sebrae como produtor de inteligência sobre as micro e pequenas empresas”, completa Ana Carolina.

Silvana Aparecida Perseguino foi orientadora de alguns bolsistas do Programa ALI em São Carlos (SP). Ela considera que a produção de conhecimento a partir do atendimento de empresários de pequenos negócios ajuda no aprimoramento de pesquisas relevantes a respeito de práticas e ferramentas inovadoras de gestão. “Além disso, é possível trazer temas e problemáticas que podem auxiliar no desenvolvimento dos pequenos negócios. A metodologia é, ao mesmo tempo, simples de ser aplicada e inovadora em seu formato de acompanhamento”, comenta.

Por sua vez, Felipe Costa, que foi orientado por Silvana, conta que participou do programa em duas oportunidades (Franca e São Carlos), totalizando três anos e meio de atuação. “É uma oportunidade de ter alguém de fora, com um olhar diferenciado para a gestão do negócio. Por vezes, o empresário está tão submerso na rotina, que acaba por esquecer de ter uma visão estratégica do próprio empreendimento”, justifica. “Para o agente, é um aprendizado único, momento em que é possível aplicar o conhecimento teórico adquirido na universidade e ter contato com realidades tão diferentes, necessitando adquirir desenvoltura frente aos desafios dos atendimentos”, acrescenta.

Saiba mais

O que o ALI oferece às empresas?
Para ter acesso ao acompanhamento com um ALI, basta o empreendedor buscar o Sebrae de sua cidade. Por meio dos Agentes Locais de Inovação, a empresa vai receber um diagnóstico do seu perfil de inovação empresarial, ter encontros individuais e personalizados, reuniões empresariais coletivas, mapear as dificuldades, conhecer consultorias especializadas opcionais, desenvolver e implantar soluções, mensurar os principais indicadores de resultados e acompanhar a finalização do programa.

Quer se tornar um ALI?
Os processos seletivos para ALI acontecem mediante publicação de editais estaduais. A depender das demandas de cada área/região e município, são exigidas formações em nível superior, pós-graduação ou ainda mestrado e doutorado. As seleções são divulgadas nas plataformas digitais (site, redes sociais e app) do Sebrae em cada região.
tem menu de contexto

Prefeitura de Gurupi

  • Related Posts

    Enchentes afetam mais da metade das MPE gaúchas. Sebrae prepara plano de ação para socorrer empresários | ASN Nacional

    Mais da metade das micro e pequenas empresas gaúchas (MPE) foram afetadas pelas enchentes e estão com suas operações paralisadas ou reduzidas. Um diagnóstico realizado pelo Sebrae no Rio Grande…

    Desenvolvimento Territorial e apoio aos municípios marcam abertura da Marcha dos Prefeitos | ASN Nacional

    Cerca de 10 mil prefeitos, vereadores, secretários municipais, entre outras autoridades, estão em Brasília para discutir ações que promovam o desenvolvimento local e territorial com foco na melhoria das condições…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Economia

    Harnessing the Power of Wind Energy

    Harnessing the Power of Wind Energy

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    Ultimate Sports Ground Experience

    Ultimate Sports Ground Experience

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Plant Based Alternatives Reshaping Food

    Plant Based Alternatives Reshaping Food