FMI diz que Brasil será a 8ª economia do mundo em 2024. Entenda como isso impacta os pequenos negócios | ASN Nacional

Mais uma demonstração de força da economia brasileira e da expectativa de avanço do país em 2024 chega do Fundo Monetário Internacional. O FMI declarou que revisou a estimativa de crescimento brasileiro para este ano de 1,7% para 2,2%. Com isso, o país passaria a ser a 8ª economia mundial – subindo uma posição com a alta de 2,9% conquistada em 2023.

A atualização do relatório World Economic Outlook, do FMI, aponta o crescimento de 2,2% como moderado e resultado da consolidação fiscal e das atuais políticas econômicas. “Os pressupostos da política monetária são consistentes, tendo como meta a convergência da inflação dentro da faixa de tolerância até o final de 2024″, diz um trecho do documento.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, essa é uma excelente notícia também para os pequenos negócios. “A nossa economia voltou a crescer, estamos com a inflação controlada e hoje temos uma política definida de reajuste para o salário-mínimo. É mais oportunidade e aumento da renda familiar. Os pequenos negócios são estratégicos nesta construção. Só para se ter uma ideia, o índice de desempenho econômico, que incluiu as pequenas e as médias empresas, revela que, em 2023, esses negócios registraram um crescimento de faturamento duas vezes maior que o do Produto Interno Bruto (PIB), alcançando uma elevação de 7%”, disse Décio Lima.

Otimismo

Na última terça-feira (16), o levantamento do Boletim Focus, feito semanalmente com analistas do mercado financeiro pelo Banco Central (BC), aponta para a nona semana seguida de alta nas estimativas do PIB, chegando a 1,95% – aproximando-se da avaliação do Ministério da Fazenda e da projeção do FMI (2,2%). Além disso, a projeção da inflação ao fim de 2024 caiu de 3,76% para 3,71%.

Prefeitura de Gurupi

  • Related Posts

    Enchentes afetam mais da metade das MPE gaúchas. Sebrae prepara plano de ação para socorrer empresários | ASN Nacional

    Mais da metade das micro e pequenas empresas gaúchas (MPE) foram afetadas pelas enchentes e estão com suas operações paralisadas ou reduzidas. Um diagnóstico realizado pelo Sebrae no Rio Grande…

    Desenvolvimento Territorial e apoio aos municípios marcam abertura da Marcha dos Prefeitos | ASN Nacional

    Cerca de 10 mil prefeitos, vereadores, secretários municipais, entre outras autoridades, estão em Brasília para discutir ações que promovam o desenvolvimento local e territorial com foco na melhoria das condições…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Economia

    Harnessing the Power of Wind Energy

    Harnessing the Power of Wind Energy

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    Ultimate Sports Ground Experience

    Ultimate Sports Ground Experience

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Plant Based Alternatives Reshaping Food

    Plant Based Alternatives Reshaping Food