Em Gurupi, Agentes Comunitários de Saúde são efetivados e Prefeitura anuncia pagamento do piso salarial nacional

Josy Donato- Ascom Semus Gurupi

Na tarde desta terça-feira, 23, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Gurupi, nomeados no final de 2023, após anos de luta pela inclusão da categoria nos serviços públicos, assinaram o termo de posse durante solenidade no auditório do Centro Cultural Mauro Cunha.

Durante o evento, os profissionais também receberam mais uma boa notícia: a partir do mês de maio irão receber o piso salarial nacional da categoria, que atualmente corresponde ao valor de dois salários mínimos ( R$ 2.824).  Conforme explicou a secretária de Saúde de Gurupi, Luana Nunes, para chegar ao valor do piso, o Município pagava uma gratificação, no entanto a partir de agora esta realidade será diferente.

Foto: Lino Vargas

“A partir de maio, estamos implementando o pagamento baseado no piso salarial em vez de como complemento, o que representa uma evolução nos direitos desses profissionais, especialmente no cálculo dos benefícios de aposentadoria. Isso significa que seus benefícios serão calculados sobre um salário mais justo, proporcionando uma melhoria significativa quando forem aposentar”.

Além disso, com a assinatura do termo de posse, os 215 ACS estão formalmente efetivados. “ Com a assinatura deste termo, agora estamos concretizando esse sonho, essa luta de mais de 10 anos pleiteada por esses profissionais, isso em menos de três anos e meio de gestão, nós conseguimos fazer a efetivação e conquistar alguns direitos para a categoria”, enfatizou a prefeita Josi Nunes.

O presidente do Sindicato Estadual dos Agentes de Saúde e Endemias da Região Sul e Sudeste, Joel Barbosa, ressaltou o compromisso da gestão em atender os anseios dos ACSs.

“A Prefeita de fato abraçou essa causa, nos ouviu, nos apoiou e mostrou que realmente é um compromisso de sua gestão valorizar o servidor e hoje estamos aqui comemorando juntos essa conquista”, evidenciou.

Entenda

Há mais de 10 anos os ACSs aprovados em processo seletivo no Município lutavam pela inclusão da categoria na estrutura administrativa e efetivação. Em setembro de 2023 a Prefeitura de Gurupi, por meio do decreto nº 1.107/2023, nomeou os profissionais e incluiu a categoria nos serviços públicos de Gurupi.

O post Em Gurupi, Agentes Comunitários de Saúde são efetivados e Prefeitura anuncia pagamento do piso salarial nacional apareceu primeiro em Prefeitura de Gurupi.

Prefeitura de Gurupi

  • Related Posts

    Prefeitura de Gurupi prepara Semana do Meio Ambiente com várias atividades

      Por Fernando Vieira – Secom Gurupi Com o intuito de promover a conscientização e a preservação ambiental, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico…

    Prefeitura de Gurupi avança com obras de recapeamento asfáltico na Rua 20 e Avenida Amapá

      Por Fernando Vieira – Secom Gurupi A Prefeitura de Gurupi segue intensificando as obras de recapeamento asfáltico com CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) em diferentes regiões da cidade.…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Economia

    Harnessing the Power of Wind Energy

    Harnessing the Power of Wind Energy

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    Ultimate Sports Ground Experience

    Ultimate Sports Ground Experience

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Plant Based Alternatives Reshaping Food

    Plant Based Alternatives Reshaping Food