Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores da etapa nacional | ASN Nacional

O Prêmio Educador Transformador, que está em sua segunda edição e é promovido em conjunto pelo Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae com o objetivo de reconhecer projetos de Educação Transformadora desenvolvidos por professores de todo o país, anunciou os vencedores da etapa nacional. “Um país sem educação não se transforma. E esse prêmio transforma não só a vida de vocês, educadores, mas também a dos alunos”, disse Ana Rodrigues, gerente nacional de Educação Empreendedora do Sebrae.

Ela destacou os 10 anos do programa ‘Educação que Transforma’, do qual a premiação é fruto. “O Sebrae desenhou este prêmio, porque acreditamos na educação como valor de transformação.”

Para Adriana Martinelli, diretora de conteúdo da Bett Brasil, o prêmio vem ao encontro do propósito da Bett, que é promover diálogos, com respeito, ética e qualidade de escuta. “Essa é a força da educação”, ressaltou.

“A gente precisa destacar a relevância social do trabalho dos educadores. Estamos ao lado de vocês nessa caminhada de transformação”, declarou Wellington Cruz, do Instituto Significare.

Os resultados foram divulgados na tarde desta quarta-feira, 24 de abril, durante a Bett Brasil 2024, maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina e que está sendo realizado em São Paulo (SP).

Dos 35 finalistas, provenientes de todas as regiões do País e presentes no evento, sete foram escolhidos como vencedores, um para cada categoria avaliada pela premiação e que abrangem os diversos níveis de ensino: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Ensino Fundamental – Anos Finais; Ensino Médio; Educação Profissional; EJA – Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior.

Conheça os projetos vencedores em cada categoria:

Categoria: Educação Infantil

Professora Flaviana Bárbara de Souza, vencedora da categoria Educação Infantil. Crédito: Túlio Vidal.

A vencedora, em primeiro lugar, foi a Profa. Flaviana Bárbara de Souza Machado, de Silvânia (GO), com o projeto “Meu Corpo é Tesouro!”, que tem como proposta trabalhar junto às crianças, de forma lúdica, o delicado tema da prevenção aos abusos sexuais na infância, bem como de mostrar a importância do cuidado com o próprio corpo. Entre as atividades desenvolvidas no decorrer do projeto, rodas de conversa e de escuta junto aos menores e um tipo de jogo que foi criado para orientá-los e alertá-los sobre os tipos de toque que não devem permitir em seus corpos.

Em segundo e terceiro lugares na categoria ficaram, respectivamente, as professoras: Luciana Lisboa, de Pomerode (SC), com o projeto “Das Schmetterlinghaus: Ciência na Educação Infantil”; e Joana Marques de Lima Saar Xavier, de Rio Branco (AC), com o projeto “Práticas Pedagógicas antirracistas e Educação Infantil: caminhos para a re(construção) de identidades de crianças bem pequenas”.

Campeã da categoria “Ensino Fundamental: Anos Iniciais”, a professora Luana Alves. Foto: Túlio Vidal.

Categoria: Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Em primeiro lugar, a Profa. Luana Alves, de Teresópolis (RJ), foi a vencedora, com o projeto “Empreendedores da Terra”. A prática consistiu em incentivar o empreendedorismo e o sentimento de pertença à comunidade, a partir dos relatos de empreendedores rurais locais, convidados a falar aos estudantes sobre suas trajetórias de vida, como começaram a empreender, os desafios presentes no dia a dia dos negócios, entre outras questões, iniciativa que também contribuiu para valorizar personalidades da própria região.

O segundo lugar na categoria ficou com a Profa. Alessandra da Silva Macedo, de Portão (RS), com o projeto “Pequenos Programadores”. A terceira colocação foi da Profa. Wanessa Ranielle Rodrigues Trajano Costa, de Aparecida de Goiânia (GO), com o projeto “Meliponicultura na escola: Protegendo as Polinizadoras e o Meio Ambiente”.

Francisco Celso Leitão Freitas foi o professor que levou o primeiro lugar ma categoria “Ensino Fundamental: Anos Finais”. Foto: Túlio Vidal.

Categoria: Ensino Fundamental – Anos Finais

O vencedor, em primeiro lugar, foi o Prof. Francisco Celso Leitão Freitas, de Brasília (DF), com o projeto “RAP (Ressocialização, Autonomia e Protagonismo)”. A prática se utilizou de diferentes expressões culturais e artísticas, sobretudo a música (com destaque para o gênero Rap, por seu forte apelo reflexivo e social), para oferecer novas perspectivas de ressocialização para adolescentes que cumprem medida socioeducativa com restrição de liberdade em uma instituição voltada a essa finalidade no DF.

Em segundo lugar na categoria ficou o Prof. Felipe Salvador Weissheimer, de Florianópolis (SC), com o Projeto “Robô Aranha: das ondas cerebrais (EEG) à Inteligência Emocional”; e, na terceira posição, o Prof. Jurandi Souza Xerente, de Tocantínia (TO), com o projeto “Etnomatemática: kuiwdê nitro ‘tora grande da corrida de tora”.

Categoria: Ensino Médio

Daniele Andressa Bassanesi conquistou a categoria “Ensino Médio”. Foto: Túlio Vidal.

Em primeiro lugar, a Profa. Daniele Andressa Bassanesi, de Naviraí (MS), venceu a categoria com o projeto “Tony Bank: Ferramenta de Educação Financeira Aliada à Construção de Competências e Valores Socioemocionais”. A prática consistiu em aliar conceitos de Educação Financeira ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como autonomia, responsabilidade, organização, entre outros. Para isso, foi criado um “banco”, o “Tony Bank”, no qual os estudantes acumulavam pontos de acordo com a sua pontualidade, compromisso com as entregas acadêmicas, entre outros critérios. A cada bimestre, a bonificação acumulada era revertida para a “compra” de itens obtidos junto à comunidade escolar.

O segundo e terceiro lugares na categoria ficaram, respectivamente, com os professores: Clóves Vicente Lins, de Marataízes (ES), com o projeto “Desvendando a Restinga por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos”; e Cláudia Becker da Cunha, de Leoberto Leal (SC), com o projeto “Movimento é Saúde”.

Categoria: Educação Profissional

Na categoria “Educação Profissional”, o primeiro lugar ficou com Leila Ribeiro. Foto: Túlio Vidal.

A Profa. Leila Cristina Nunes Ribeiro, de Macapá (AP), conquistou o primeiro lugar e venceu a categoria com o projeto “Mulheres de Fibra”. A iniciativa uniu incentivo à ciência, com a criação de novas perspectivas de atividade profissional para as alunas do Curso Técnico em Edificações no Instituto Federal do Amapá e sustentabilidade, ao promover o reaproveitamento de fibras que seriam descartadas de forma inadequada na natureza para a composição de materiais cerâmicos, reaproveitados em diversos procedimentos na construção civil.

O segundo e terceiro lugares na categoria ficaram, respectivamente, com os professores: Alana Eltz dos Reis, de São Caetano do Sul (SP), com o projeto “SENAI Inclusivo: Desenvolvendo um Modelo para Inclusão de Alunos Cegos na Tecnologia da Informação”; e Getúlio Jorge Stefanello Júnior, de Frederico Westphalen (RS), com o projeto “Caracterização Técnica e Econômica de Propriedades Rurais”.

Categoria: Educação de Jovens e Adultos – EJA

Foto: Túlio Vidal.

O vencedor foi o Prof. João Luiz Pereira da Costa Ferreira, de Feira de Santana (BA), com o projeto “Pretitude em Foco”. Por meio de um ensaio fotográfico produzido e protagonizado pelos próprios alunos, utilizando joias e pedras preciosas em alusão àquelas que foram roubadas do continente africano durante a colonização europeia, o projeto teve como objetivo valorizar o povo negro (a maioria dos estudantes na escola onde a iniciativa foi aplicada declara-se preta ou parda) e promover o seu empoderamento.

O segundo lugar na categoria foi para a Profa. Núbia da Costa Pantoja, de Manaus (AM), com o projeto “Empreendedorismo na EJA: Produção de Hidratante Corporal como Fonte de Renda”. A terceira colocação foi para o Prof. Wagner Severgnini, de Caçador (SC), com o Projeto “Lar sem Frestas”.

Categoria: Ensino Superior

O professor Fabricio Pelloso Piurcosky com os prêmios do primeiro lugar na categoria “Ensino Superior”. Foto: Túlio Vidal.

O Prof. Fabricio Pelloso Piurcosky, de Campo Mourão (PR), conquistou o primeiro lugar com o Projeto “Integrow – Ecossistema de Inovação do Integrado”. A iniciativa surgiu a partir da preocupação dos alunos da própria instituição de ensino superior que queriam uma formação que fosse além do “básico” para o exercício da atividade profissional, agregando, por exemplo, habilidade fundamentais como inovação e empreendedorismo. O projeto estabeleceu parcerias com startups e outras instituições, ressaltando a importância das redes para a formação dos estudantes, na chamada “Trilha Empreendedora”.

O segundo lugar na categoria ficou com a Profa. Quezia da Silva Rosa, de Ariquemes (RO), com o Projeto “Soluções de Baixo Custo para Manutenção de Produção Pecuária na Seca”; e a terceira colocação, com a Profa. Luciana de Lima, de Fortaleza (CE), com o projeto “Tecnodocência”.

Foto: Túlio Vidal

Premiação

Os sete vencedores receberam, além do troféu, um pacote completo com o custeio de todas as despesas para participação em evento de educação (a ser definido) e um notebook.

Participação

Ao todo, quase 3.500 projetos foram inscritos na segunda edição do Prêmio Educador Transformador. Após análise pela banca de jurados da premiação – composta por professores, mestres e doutores em Educação e especialistas da área, foram divulgados os resultados das etapas estadual e regional (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste), da qual saíram os 35 finalistas (sete de cada região do País, um para cada categoria avaliada no prêmio) que chegaram à fase nacional da premiação.

Todas as informações e atualizações sobre o Prêmio Educador Transformador podem ser acompanhadas pelo site: www.educadortransformador.com.br.

Prefeitura de Gurupi

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