“Terra da cachaça boa”: Viçosa do Ceará recebe registro de IG | ASN Nacional

Diretamente do Ceará, a cachaça de Viçosa é 123ª Indicação Geográfica (IG) reconhecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A iguaria nordestina recebeu, no último dia 24, o registro na modalidade Indicação de Procedência (IP) para a cidade, que é um centro produtor de cachaça.

Seguindo os conhecimentos tradicionais, as características do produto contribuem para o crescente reconhecimento nacional e internacional de Viçosa do Ceará como um lugar que “respira a história da cachaça” e o faz ser citado por alguns como “terra da cachaça boa”.

No processo de aquisição do selo, os produtores de cachaça do município receberam, desde o início, o apoio direto do Escritório Regional do Sebrae/CE na Ibiapaba. A instituição estimulou mudanças e inovações, firmando Viçosa como a “Capital Cearense da Cachaça”, um produto que recentemente foi reconhecido pelo Estado como Patrimônio Cultural e Imaterial, e que fomenta a difusão das Cachaças do Ceará para todo o país.

“Essa região já é há muitos anos conhecida pela produção da cachaça! A conquista do registro de Indicação Geográfica vem proteger e promover esse produto que é indispensável para o desenvolvimento social e econômico de Viçosa e do próprio estado do Ceará”, comenta a analista de inovação do Sebrae Nacional Hulda Giesbrecht.

Atualmente, a produção da cachaça da região valoriza a história da comunidade e os saberes tradicionais que atravessam gerações, possibilitando, ainda, a geração de empregos e renda para muitas famílias.

Indicação Geográfica

No Brasil, o selo de Indicação Geográfica é conferido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), do governo federal. O reconhecimento é concedido a uma região que ficou conhecida ou apresentou vínculos relativos à qualidade e características de um produto ou serviço, conforme estabelecido na Portaria INPI/PR Nº 4, de 12 de Janeiro de 2022.

Prefeitura de Gurupi

  • Related Posts

    Enchentes afetam mais da metade das MPE gaúchas. Sebrae prepara plano de ação para socorrer empresários | ASN Nacional

    Mais da metade das micro e pequenas empresas gaúchas (MPE) foram afetadas pelas enchentes e estão com suas operações paralisadas ou reduzidas. Um diagnóstico realizado pelo Sebrae no Rio Grande…

    Desenvolvimento Territorial e apoio aos municípios marcam abertura da Marcha dos Prefeitos | ASN Nacional

    Cerca de 10 mil prefeitos, vereadores, secretários municipais, entre outras autoridades, estão em Brasília para discutir ações que promovam o desenvolvimento local e territorial com foco na melhoria das condições…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Economia

    Harnessing the Power of Wind Energy

    Harnessing the Power of Wind Energy

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    Ultimate Sports Ground Experience

    Ultimate Sports Ground Experience

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Plant Based Alternatives Reshaping Food

    Plant Based Alternatives Reshaping Food