Dia das Mães deve movimentar cerca de R$ 323 milhões nos pequenos negócios de Mato Grosso | ASN Nacional

A Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Mães em Mato Grosso, realizada pelo Sebrae/MT, indica que 77% dos consumidores pretendem comprar presentes, o que deve resultar em mais de R$ 323 milhões em vendas para micro e pequenas empresas no estado inteiro. Se considerar todos os tipos de comércios e serviços (incluindo grandes empresas), o faturamento pode chegar a aproximadamente R$ 523 milhões em vendas, cerca de 66% a mais do que no ano passado.

O estudo mostra um aumento de 18% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior, o que pode ser justificado pela melhora que 49% dos respondentes sentiram em relação à sua situação financeira em 2024 se comparado ao ano de 2023.

A data é considerada uma das melhores para o comércio e o pequeno negócio pode aproveitar para faturar ainda mais, como explica Leandro Gonçalves, gestor estadual de Varejo do Sebrae/MT.

“Um dado interessante é que 31% dos entrevistados na pesquisa disseram que vão comprar presentes dos pequenos comerciantes e da internet. Uma dica para se preparar para o Dia das Mães é começar pela organização interna da loja, garantindo que o espaço esteja acolhedor e tematicamente decorado para a ocasião. É crucial que os produtos mais buscados estejam facilmente acessíveis e bem sinalizados. Além disso, preparar a equipe com treinamentos focados no atendimento ao cliente e no conhecimento dos produtos para oferecerem recomendações personalizadas e eficazes”, reforça.

Leandro também explica que os meios digitais poderão ser bons aliados dos pequenos negócios, como investir em campanhas nas redes sociais com posts que destacam essas ofertas especiais, testemunhos de clientes satisfeitos e contagens regressivas para a data comemorativa.

“Em relação ao ano passado, tanto a procura pelos pequenos comerciantes quanto pela internet aumentaram significativamente, cerca de 56% a mais. Com isso, o montante gerado em vendas no pequeno negócio é mais da metade do total geral do estado, com estimativa de mais de R$ 320 milhões provenientes dos pequenos negócios. Diante desse cenário favorável, sugiro intensificar a criação de conteúdo relevante nas redes sociais, com posts que destacam ideias de presentes e promoções especiais para o Dia das Mães. É importante também oferecer promoções atrativas, como descontos progressivos ou brindes em compras acima de um certo valor, que incentivem os consumidores a comprarem mais. Um atendimento pode não apenas melhorar a experiência de compra, mas também aumentar a fidelidade do cliente a longo prazo”, acrescenta Leandro.

Ticket médio

Quando questionados sobre quanto pretendem gastar, 24% dos mato-grossenses responderam entre R$ 100 a R$ 199. E gastar mais de R$ 500 está nos planos de 19% dos respondentes. A média por pessoa será de R$ 263 em compras no estado, 27% a mais que no ano passado.

Entre os produtos que pretendem comprar, estão roupas, liderando o ranking da lista de intenção de compras, com 27% das respostas. Na sequência, aparecem perfumes (20%), calçados (19%) e flores (11%). A lista também inclui itens como bolsas (11%), joias (11%), chocolates (10%), entre outros.

Além das mães, com 75% das respostas sobre quem o entrevistado irá homenagear, também aparecem na lista: esposas (34%), avós (24%) e mulher que presenteará a si mesma (7%).

Escolha do local de compra

Para os consumidores, o principal fator para a escolha do local onde realizarão as compras é a qualidade dos produtos (57%), seguido por melhor preço (52%) e locais com promoções e descontos (44%). Dos respondentes, 50% disseram que realizarão as compras para o Dias das Mães na semana do dia 5 de maio e 25% irão às compras na primeira semana de maio.

Pesquisa

“A pesquisa teve como principal objetivo analisar as tendências de consumo e comemoração durante o período do Dia das Mães, além de traçar o perfil dos consumidores locais, fornecendo visões mais realistas aos donos de pequenos negócios impactados pela data, celebrada no segundo domingo do mês de maio, que neste ano será no dia 13/05”, explica Jaqueline Trentino, gestora de Pesquisas Temáticas do Sebrae/MT.

A Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Mães no estado de Mato Grosso é um produto da Gerência de Inteligência Estratégica do Sebrae/MT. Ela foi realizada via entrevistas telefônicas, entre os dias 23 de março a 16 de abril de 2024. Foram entrevistadas 743 pessoas residentes em Mato Grosso. Para a sondagem, utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.

“O Sebrae tem uma série de soluções para apoiar os pequenos negócios para o Dia das Mães por meio de capacitações e consultorias de gestão. Com a oferta de cursos e workshops, o Sebrae ajuda os empresários a aprimorarem habilidades em áreas críticas como marketing, vendas, atendimento ao cliente e gestão financeira. Além disso, as consultorias personalizadas podem orientar na implementação de estratégias eficazes, análise de mercado e otimização de processos, garantindo que os pequenos negócios estejam bem preparados para maximizar seus lucros, não só nesta data comemorativa, como também nas outras datas importantes para o comércio varejista”, finaliza o gestor Leandro Gonçalves.

Para entrar em contato com o Sebrae/MT, ligue gratuitamente pelo 0800 570 0800.

Leia também: Pesquisa do Sebrae/MT revela que 46% dos pequenos negócios de MT praticam ações sustentáveis

Prefeitura de Gurupi

  • Related Posts

    Sebrae Pelo Brasil chega ao Mato Grosso | ASN Nacional

    O Mato Grosso é o próximo estado a receber o Sebrae Pelo Brasil, projeto que evidencia as potencialidades empreendedoras de todos os pontos do país. Nesta sexta-feira (24), o presidente…

    Enchentes afetam mais da metade das MPE gaúchas. Sebrae prepara plano de ação para socorrer empresários | ASN Nacional

    Mais da metade das micro e pequenas empresas gaúchas (MPE) foram afetadas pelas enchentes e estão com suas operações paralisadas ou reduzidas. Um diagnóstico realizado pelo Sebrae no Rio Grande…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Economia

    Harnessing the Power of Wind Energy

    Harnessing the Power of Wind Energy

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    Ultimate Sports Ground Experience

    Ultimate Sports Ground Experience

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Plant Based Alternatives Reshaping Food

    Plant Based Alternatives Reshaping Food