Conheça a Yosen, startup brasileira que está inovando o mercado de suplementação alimentar | ASN Nacional

A Yosen, startup de Ribeirão Preto que atua no mercado de suplementação alimentar, destaca-se pela aplicação da nanotecnologia em seus produtos de saúde e cuidados pessoais. A empresa tem conquistado cada vez mais espaço no mercado nacional e agora se prepara para expandir suas operações para outros países.

Em 2023, foi uma das selecionadas pelo Sebrae Startups, através do Startup Outreach, para participar da SWITCH — Singapore Week of Innovation and Technology, evento que reúne líderes, empreendedores, criadores, aceleradores e investidores do ecossistema de inovação de todo o mundo.

A empresa também foi vencedora do prêmio New Green Lotus Award, em Hengqin, China, na Competição Internacional de Inovação e Empreendedorismo em Ciência e Tecnologia, um reconhecimento de seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento de produtos inovadores.

Da indústria farmacêutica ao mercado de suplementação alimentar

A trajetória da Yosen está profundamente ligada à visão empreendedora de Gustavo Cadurim, CEO e fundador da empresa. Formado em farmácia pela USP Ribeirão Preto, ele acumulou experiência internacional na indústria farmacêutica antes de decidir retornar ao Brasil e fundar a startup.

Em seu trabalho com um grupo alemão que fornece matéria-prima para produtos farmacêuticos de alta tecnologia, Cadurim vislumbrou o potencial de uma tecnologia específica ainda inédita no Brasil: o sistema de liberação lipídicos associado à nanotecnologia.

Eu entendi que seria legal se um dia eu conseguisse aprofundar no conhecimento desta tecnologia, e fundar uma empresa para desenvolver e fabricar produtos, explorando todo o potencial dela por aqui. Então, ao longo do tempo, eu fui maturando essa ideia, juntando o capital, equipe e organizando uma estrutura para lançar o que seria a Yosen.

Gustavo Cadurim, fundador da Yosen.

Motivado então pelo desejo de materializar essa tecnologia no Brasil, Cadurim fundou a Yosen em 2019. A empresa inicialmente se concentrava em fornecer produtos B2B para a indústria farmacêutica.

Um ponto crucial na trajetória da startup foi a conquista de um prêmio na feira Food Ingredients South America (FISA) 2019. O reconhecimento devido a um produto inovador voltado para o mercado de suplementação alimentar despertou a atenção de Cadurim para o potencial desse segmento.

Parceria com Sebrae Startups e participação no Startup Outreach fortaleceram os objetivos de expansão internacional

A relação da Yosen com o Sebrae Startups tem sido fundamental para impulsionar o crescimento da empresa e fortalecer sua presença internacional. Para Cadurim, a parceria não se resume apenas à participação em eventos como a SWITCH, em Singapura, mas também resultou em oportunidades significativas de negócios e aprendizados estratégicos.

Cadurim destaca o longo histórico de colaboração com o Sebrae, incluindo sua participação em programas como o Empretec, que proporcionou uma base sólida em empreendedorismo e gestão de negócios.

A relação contínua com o Sebrae, especialmente por meio do Sebrae Startups, trouxe benefícios tangíveis, como o aprimoramento do pitch de abordagem internacional da Yosen. Esse ajuste estratégico foi crucial para divulgar e apresentar a empresa de forma impactante em eventos internacionais, gerando interesse e oportunidades de negócios promissoras.

“O Sebrae Startups nos auxiliou na construção de uma mensagem clara e direta para nosso pitch internacional, e isso ajudou muito na hora de divulgar e apresentar a nossa empresa lá fora, não só dentro do Startup Outreach, mas para tudo o que está acontecendo agora e daqui para frente.”

Quer ficar por dentro do que acontece no ecossistema de inovação brasileiro, incluindo eventos e programas de apoio e capacitação? Assine a newsletter do Sebrae Startups!

De olho no mercado global

Para Cadurim, a experiência na Ásia foi fundamental para ampliar sua percepção sobre o mercado asiático. Ele destaca o avanço tecnológico, a estrutura robusta e os níveis de investimento observados por lá, elementos que influenciaram diretamente as estratégias e a mentalidade da Yosen.

Ao participar da SWITCH, a empresa fortaleceu sua presença no mercado asiático, consolidando a visão sobre a importância desse mercado em oportunidades de negócios.

“A minha ida para Singapura fortaleceu a minha certeza de que o mercado asiático é muito interessante para nós, em termos de oportunidades e potencial de venda.”

Foco em inovação contínua

Cadurim destaca que, em 2023, a Yosen teve um significativo crescimento, com um aumento de três vezes e meia no seu faturamento em relação ao ano anterior. Ele explica também que a empresa está passando por um processo de profissionalização, contando com uma equipe de mais de 50 pessoas dedicadas ao desenvolvimento e inovação.

Um dos pilares desse processo é o investimento em estudos, projetos de pesquisa e parcerias estratégicas, tanto com instituições nacionais quanto internacionais. “Nós sabemos que para manter o pioneirismo no setor precisamos seguir investindo em inovação, desenvolver e melhorar a nossa tecnologia.”

Além disso, a Yosen valoriza a inovação aberta e a colaboração com diferentes atores do ecossistema, incluindo agências de fomento, instituições de pesquisa e clientes. Cadurim ressalta a importância de mapear as fontes de financiamento e parcerias, criando uma rede sólida de apoio para impulsionar o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.

O CEO da Yosen também compartilha uma lição fundamental para empreendedores: “a inovação só é verdadeiramente validada quando encontra aceitação e demanda no mercado”.

Cadurim alerta para o risco de investir tempo e recursos em projetos que não tenham validação real no mercado, destacando a necessidade de entender as demandas e necessidades dos clientes antes de iniciar qualquer empreendimento. Ele encoraja os empreendedores a saírem da zona de conforto da pesquisa e do desenvolvimento isolado, buscando ativamente o feedback e a validação do mercado desde o início.

Esses conselhos refletem a mentalidade da Yosen em buscar uma inovação orientada pelo mercado e pelo cliente, combinada com um compromisso firme em investir em pesquisa, parcerias estratégicas e profissionalização para garantir um futuro de sucesso e crescimento contínuo.

Sobre o Startup OutReach Brasil

O Startup OutReach Brasil é um programa gratuito de internacionalização de startups nos ecossistemas mais promissores do mundo, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Desde 2017, o programa já realizou 15 ciclos de internacionalização em nove países. O programa já apoiou a internacionalização de mais de 250 startups, facilitando a geração de mais de US$ 24 milhões em negócios.

Sobre o Sebrae Startups

O Sebrae Startups é uma plataforma que agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de empresas em early stage para fomentar o empreendedorismo inovador em todo o Brasil. O novo projeto engloba a capilaridade e a força da marca Sebrae para criar a maior rede de startups da América Latina. O objetivo da plataforma é desenvolver o setor tecnológico em todas as regiões do país. Mais informações em www.sebraestartups.com.br.

Prefeitura de Gurupi

  • Related Posts

    Sebrae Pelo Brasil chega ao Mato Grosso | ASN Nacional

    O Mato Grosso é o próximo estado a receber o Sebrae Pelo Brasil, projeto que evidencia as potencialidades empreendedoras de todos os pontos do país. Nesta sexta-feira (24), o presidente…

    Enchentes afetam mais da metade das MPE gaúchas. Sebrae prepara plano de ação para socorrer empresários | ASN Nacional

    Mais da metade das micro e pequenas empresas gaúchas (MPE) foram afetadas pelas enchentes e estão com suas operações paralisadas ou reduzidas. Um diagnóstico realizado pelo Sebrae no Rio Grande…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Economia

    Harnessing the Power of Wind Energy

    Harnessing the Power of Wind Energy

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    Ultimate Sports Ground Experience

    Ultimate Sports Ground Experience

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Plant Based Alternatives Reshaping Food

    Plant Based Alternatives Reshaping Food