Crédito tem marco regulatório para o empreendedorismo | ASN Nacional

O ano de 2023 terminou com balanço positivo na economia, com a criação de empregos, uma política de valorização do aumento do salário-mínimo e a inflação controlada. Neste ano, os dois primeiros meses mostram que a economia brasileira ganha bases sólidas, com perspectivas animadoras. Medidas reais de incluir o pobre no Orçamento.

Agora, avançamos em um dos maiores entraves para quem quer empreender: o acesso a crédito. Se depender do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin , os empreendedores de pequenos negócios passam a usufruir de um novo marco regulatório de acesso a crédito.

O Sebrae une-se ao Programa Acredita , do governo federal, como parceiro estratégico na missão de retomada de um Estado atuante, sendo o maior avalista para aqueles que mais precisam de garantia na hora de negociar com os bancos.

Os números mostram a premência desse esforço coletivo, pois só 12% dos empreendedores de pequenos negócios obtiveram crédito nos últimos meses. Para contribuir com a solução dessa discrepância, o Sebrae capitalizou um patrimônio líquido de R$ 2 bilhões para novas operações por meio do seu Fundo de Aval, que vai viabilizar R$ 30 bilhões em crédito para os próximos 3 anos. O trabalho conta com o esforço do Sistema Sebrae, incluindo os 26 estados e o Distrito Federal.

Isso significa alcançar os 15 milhões de microempreendedores individuais – MEI (ativos e inativos). Muitos deles -mais de 4,6 milhões – também identificados como empreendedores no Cadastro Único, que contribuirão para alavancar a economia com cidadania, vontade e disposição de garantir a própria renda.

Com a construção dessa política de crédito, haverá oportunidade para os 88% dos empreendedores que, por algum motivo, não conseguem acesso ao sistema financeiro ( IBGE /Sebrae). Dados do Serasa mostram que foram registrados 6,3 milhões de pequenos negócios inadimplentes em 2024. Por isso, a política de crédito é um ato de cidadania.

Os pequenos negócios no país respondem por 95% de todas as empresas brasileiras, são responsáveis por 8 em cada 10 empregos formais criados no mercado de trabalho e representam 30% do Produto Interno Bruto (PIB). É um contingente considerável de pessoal que todos os dias levantam e conseguem criar sua própria renda e movimentar a economia de bairros e cidades.

Para esses empreendedores de pequeno negócio, a relação com as instituições financeiras precisa ser humanizada. É preciso escancarar as portas do sistema financeiro. Há uma verdadeira desigualdade de tratamento no momento de pedir o crédito para esses empreendedores.

A falta de histórico de crédito, a indisponibilidade de garantias, a maior vulnerabilidade ao ambiente macroeconômico e a burocracia excessiva fazem com que os bancos aumentem o rigor na avaliação dos empréstimos a esse segmento.

A atuação do Sebrae concedendo ao mercado a garantia de crédito facilita, estende a mão e apoia o empreendedor nesse acesso. Os empreendedores são protagonistas na distribuição de renda no país e precisam de cidadania financeira.

Com essa iniciativa, o Sebrae cumpre com sua missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas, fomentando o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional.

Prefeitura de Gurupi

  • Related Posts

    Sebrae Pelo Brasil chega ao Mato Grosso | ASN Nacional

    O Mato Grosso é o próximo estado a receber o Sebrae Pelo Brasil, projeto que evidencia as potencialidades empreendedoras de todos os pontos do país. Nesta sexta-feira (24), o presidente…

    Enchentes afetam mais da metade das MPE gaúchas. Sebrae prepara plano de ação para socorrer empresários | ASN Nacional

    Mais da metade das micro e pequenas empresas gaúchas (MPE) foram afetadas pelas enchentes e estão com suas operações paralisadas ou reduzidas. Um diagnóstico realizado pelo Sebrae no Rio Grande…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Economia

    Harnessing the Power of Wind Energy

    Harnessing the Power of Wind Energy

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    Ultimate Sports Ground Experience

    Ultimate Sports Ground Experience

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Plant Based Alternatives Reshaping Food

    Plant Based Alternatives Reshaping Food