Empreendedoras e sobrecarregadas: mães buscam caminhos para investir mais no negócio | ASN Nacional

O dia de Débora de Freitas Mina, de 42 anos, é completamente preenchido pelo trabalho remunerado como empresária e pelos cuidados com a casa e com os filhos, Eduardo e Lara, de 16 e 10 anos, respectivamente. Assim como muitas empreendedoras brasileiras, Débora assume grande parte da responsabilidade com a família. Divorciada há 4 anos, é ela quem leva os filhos para a escola e realiza as tarefas domésticas, enquanto está à frente também da clínica de estética Encantar, Beleza e Bem-estar, em São Paulo.

Entre aulas de violão e teatro dos filhos, além de fisioterapia para o mais velho, Débora também administra a casa, ocupada ainda por mais dois moradores: um cachorro e um gato. “Eu fico na clínica das 12h às 20h, quando preciso estar direto com a cliente. Mas, fora o horário de atendimento, eu tenho que ter um tempinho para fazer as planilhas o controle de fluxo de caixa, para mandar mensagens paras clientes, checar se está tudo dando certo”, descreve. “Até as crianças me ajudam e têm algumas tarefas, eles são bem compreensivos nisso, eles já sabem que esse é o ritmo lá em casa”, conta a empreendedora.

Débora de Freitas comanda clínica de estética em São Paulo há dez anos. Foto: divulgação. 

O cotidiano atribulado, que é um desafio para a organização do tempo das mães empreendedoras, foi constatado em uma pesquisa recente do Sebrae. O estudo “Empreendedorismo Feminino” contabilizou a quantidade de horas destinadas a mais pelas mulheres que empreendem nos cuidados com pessoas da família e nos afazeres domésticos. Elas dedicam 3,1 horas aos cuidados familiares e consomem 2,9 horas do seu dia nos afazeres domésticos, praticamente o dobro dos homens, que gastam 1,6h e 1,5h, respectivamente, com essas atividades.

A desigualdade de gêneros fica clara em relação à sobrecarga com a jornada dupla: 76% das mulheres se sentiram mais sobrecarregadas e 61% já tiveram que deixar de fazer algo para si ou para a empresa para cuidar dos filhos, de idosos ou parentes. No outro extremo, esses resultados foram de 55% para os homens que se sentiram sobrecarregados e 48% para que os que afirmaram ter de sacrificar algo em favor dos filhos ou parentes.

Historicamente, as mulheres empreendedoras dedicam menos horas semanais ao empreendimento, assinala a pesquisa do Sebrae de novembro de 2023. A média fica em torno de 34 a 35 horas trabalhadas semanais, enquanto os homens que são empresários alcançam de 40 a 43 horas.

Mas sabemos que isso, no entanto, não quer dizer que as mulheres são menos dedicadas aos seus empreendimentos. Ao contrário. São elas as que mais despendem horas e horas para atividades domiciliares, também conhecido como ‘trabalho invisível’, o que acaba por subtrair da carga horária voltada ao negócio. Soma-se a isso o fato de que uma alta proporção de empreendedoras também acumula a posição de chefes de domicílio, o que, na prática, interfere nas atividades da empresa.

Renata Malheiros, gerente da Unidade de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão do Sebrae.

O programa Sebrae Delas oferece cursos, workshops e consultorias para mulheres de todo o país. A iniciativa incentiva, valoriza e acelera a jornada de mulheres que empreendem. Elas também participam de redes de mulheres, por meio das quais trocam experiências, falam dos desafios e buscam soluções. Somente em 2023, mais de 150 mil mulheres foram atendidas por meio de cursos, consultorias e mentorias para o desenvolvimento de competências emocionais.

Mãe, Summit 2024

Para além do Sebrae, as empresárias podem buscar caminhos adicionais de suporte para alavancar seus empreendimentos. É o caso da B2Mamy, socialtech que conecta mães em comunidade para que sejam líderes e livres financeiramente por meio de educação, networking, saúde e bem-estar. A cofounder e COO da plataforma, Bianca Levy, de 34 anos, explica que seus programas de aceleração são focados em startups fundadas e lideradas por mulheres e mães de diversos segmentos, com objetivo de capacitá-las com ferramentas e soluções para prototipar, validar e tracionar o seu produto/serviço.

Bianca revela que as maiores dificuldades relatadas pelas empreendedoras mães que utilizam a plataforma englobam a sobrecarga materna que reflete na gestão do negócio, junto com o trabalho invisível que pesa ainda mais sobre as empresárias, a falta de uma rede de apoio, o acesso a investimento e a networking, entre outros desafios.

As mulheres reduzem os ganhos financeiros após a maternidade, por consequência, o parceiro, quando presente, toma as rédeas financeiras da casa e coloca o negócio da mulher em segundo plano.

Bianca Levy, cofounder e COO da B2Mamy.

A B2Mamy é uma das realizadoras da segunda edição do “Mãe, Summit”, um evento que une o ecossistema de maternidade de todo o Brasil e que acontecerá no dia 9 de maio, em São Paulo. A programação inclui conversas sobre carreira e dinheiro, saúde da mulher, tecnologia e inovação. A experiência se completa com dinâmicas de networking e discussões de temas para aprendizado das participantes. O evento também terá um espaço kids com atividades para as crianças e com especialistas em desenvolvimento infantil, além de um happy hour de encerramento, como uma comemoração neste mês das mães.

Prefeitura de Gurupi

  • Related Posts

    Enchentes afetam mais da metade das MPE gaúchas. Sebrae prepara plano de ação para socorrer empresários | ASN Nacional

    Mais da metade das micro e pequenas empresas gaúchas (MPE) foram afetadas pelas enchentes e estão com suas operações paralisadas ou reduzidas. Um diagnóstico realizado pelo Sebrae no Rio Grande…

    Desenvolvimento Territorial e apoio aos municípios marcam abertura da Marcha dos Prefeitos | ASN Nacional

    Cerca de 10 mil prefeitos, vereadores, secretários municipais, entre outras autoridades, estão em Brasília para discutir ações que promovam o desenvolvimento local e territorial com foco na melhoria das condições…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Economia

    Harnessing the Power of Wind Energy

    Harnessing the Power of Wind Energy

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    Ultimate Sports Ground Experience

    Ultimate Sports Ground Experience

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Plant Based Alternatives Reshaping Food

    Plant Based Alternatives Reshaping Food