Saiba a importância de fazer um bom diagnóstico financeiro do seu negócio | ASN Nacional

O conhecimento profundo sobre a saúde financeira da empresa, especialmente dos pequenos negócios, é fundamental. Por isso, o Sebrae preparou dicas sobre a importância de ter um diagnóstico financeiro eficaz que possibilite a geração de informações valiosas sobre a viabilidade, sustentabilidade e potencial de crescimento, além de verificar a situação diante de uma possível solicitação de crédito junto às instituições financeiras.

“Os pequenos negócios enfrentam muitos desafios e muitos fecham suas portas nos primeiros anos de operação devido a problemas financeiros mal gerenciados. Justamente por isso um diagnóstico financeiro bem-feito e robusto é crucial para oferecer uma compreensão clara da situação financeira atual da empresa e ajudar a identificar problemas. Além disso, ele permite o desenvolvimento de estratégias para otimizar o desempenho e minimizar riscos”, ressalta o coordenador de Acesso a Crédito e Investimentos do Sebrae, Giovanni Beviláqua.

O coordenador do Sebrae destaca algumas técnicas que foram criadas e utilizadas para a realização do diagnóstico de uma empresa. Confira:

a) Análise Horizontal e Vertical de dados financeiros: a análise horizontal compara os dados financeiros ao longo do tempo, revelando tendências e variações. A análise vertical compara os números financeiros em relação a um ponto de referência, geralmente a receita total, destacando a composição dos custos e despesas.

b) Análise de Liquidez, Rentabilidade e Endividamento: avaliar a liquidez, rentabilidade e níveis de endividamento oferece uma visão abrangente da saúde financeira. Índices como liquidez corrente, retorno sobre o investimento (ROI) e índice de endividamento são essenciais para esta análise.

c) Orçamento e Previsão Financeira: desenvolver um orçamento detalhado e previsões financeiras ajuda a estabelecer metas realistas e a monitorar o desempenho em relação a elas. Isso corresponde a projetar receitas, despesas e fluxo de caixa esperado com base em dados históricos e projeções de mercado.

d) Análise de Ponto de Equilíbrio: determinar o ponto de equilíbrio, onde as receitas totais igualam os custos totais, é essencial para entender o volume de vendas necessário para cobrir os custos operacionais e começar a gerar lucro.

Segundo Giovanni Beviláqua, cada uma das técnicas gera alguns indicadores que podem ser úteis para o gestor financeiro da empresa para a construção do diagnóstico.

Independentemente das técnicas utilizadas, é importante que o empreendedor não somente saiba que esses indicadores existem e como calculá-los, mas consiga fazer a combinação entre eles para poder ter uma boa avaliação da situação.

Giovanni Beviláqua, coordenador de Acesso a Crédito e Investimentos do Sebrae.

Além disso, o gestor ressalta que é fundamental manter os registros financeiros sempre atualizados para que eles possam oferecer dados de qualidade sobre o negócio. É indispensável, ainda, monitorar regularmente os principais indicadores da empresa e tomar medidas corretivas quando necessário com base nos dados colhidos no diagnóstico.

Crédito Consciente

O Diagnóstico Financeiro é uma ferramenta importante antes do empreendedor solicitar um empréstimo. Por isso, com a página Crédito Consciente do Sebrae, o empreendedor tem toda a assistência para que possa viabilizar o acesso a crédito de forma segura. Além de conceder o aval necessário para as operações de crédito junto às instituições financeiras, o Sebrae oferecerá orientações para que o proprietário de um pequeno negócio inicie a sua jornada ampliando sua consciência e segurança na obtenção de um empréstimo.

Prefeitura de Gurupi

  • Related Posts

    Sebrae Pelo Brasil chega ao Mato Grosso | ASN Nacional

    O Mato Grosso é o próximo estado a receber o Sebrae Pelo Brasil, projeto que evidencia as potencialidades empreendedoras de todos os pontos do país. Nesta sexta-feira (24), o presidente…

    Enchentes afetam mais da metade das MPE gaúchas. Sebrae prepara plano de ação para socorrer empresários | ASN Nacional

    Mais da metade das micro e pequenas empresas gaúchas (MPE) foram afetadas pelas enchentes e estão com suas operações paralisadas ou reduzidas. Um diagnóstico realizado pelo Sebrae no Rio Grande…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Economia

    Harnessing the Power of Wind Energy

    Harnessing the Power of Wind Energy

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    Ultimate Sports Ground Experience

    Ultimate Sports Ground Experience

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Plant Based Alternatives Reshaping Food

    Plant Based Alternatives Reshaping Food