Com “Desafio do TP”, Prêmio Sebrae de Jornalismo promove categoria voltada aos universitários | ASN Nacional

Luz, câmera… jornal no ar! Foi com bom humor, frio na barriga e postura profissional que os estudantes de Jornalismo que participam da Intercom Regional Nordeste, encontro promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, em Natal (RN), encararam o “Desafio do Telemprompter” ou simplesmente “Desafio do TP”. A montagem de uma espécie de estúdio de telejornal no evento é uma iniciativa do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) para divulgar a nova categoria da edição deste ano: Jornalismo Universitário. Por trás da bancada, alunos de Comunicação tiveram a oportunidade de testar as habilidades de um âncora, lendo um texto no telempropter (equipamento usado por apresentadores de TV) diante da câmera.

Kevyn Kel, estudante de Jornalismo na Paraíba. Foto: divulgação.

Para Kevyn Kel, estudante de Jornalismo na Paraíba, foi um momento interessante de ter contato com o TP, além de saber sobre a possibilidade de participar do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria que vai reconhecer matérias publicadas por universitários. “Já estou pensando em várias pautas, vou falar com os colegas para produzirmos algo para inscrever. Essa oportunidade é extremamente relevante para nós, estudantes de Jornalismo. E foi muito boa essa ação aqui com o TP, ao lado de profissionais extremamente acolhedores”, afirma Kevyn, de 24 anos.

Lorena Veríssimo, aluna do 8º semestre de Jornalismo. Foto: divulgação.

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Lorena Veríssimo, 23 anos, conta que já conhecia o Prêmio Sebrae de Jornalismo, mas não sabia que este ano haveria uma categoria para universitários. “Achei muito interessante. Vou ler o regulamento e ver se tenho algum trabalho publicado para participar”, afirma. Com desenvoltura diante da câmera, Giovanna Bellato, também da UFRN, conta que já foi bolsista da TVU, a TV universitária. “Achei ótimo treinar falar olhando o TP aqui, é uma habilidade usada para fazer reels e outros conteúdos hoje em dia”’, diz.

A categoria especial “Jornalismo Universitário” do Prêmio Sebrae de Jornalismo vai reconhecer as melhores matérias publicadas por estudantes em jornais laboratório de instituições de ensino de todo o país. Os conteúdos devem abordar aspectos ligados ao universo do empreendedorismo, com foco nos pequenos negócios. Podem ser inscritos trabalhos publicados de 5 de junho de 2023 a 2 de junho de 2024, em formato de texto, áudio, vídeo e fotojornalismo. As inscrições vão até 3 de junho. Para se inscrever e saber mais, basta acessar www.premiosebraejornalismo.com.br.

Há também as categorias principais do PSJ voltadas aos profissionais da imprensa. São quatro: Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo. O Prêmio Sebrae de Jornalismo está na sua 11ª edição e ocorre em 3 etapas: a estadual, que classifica para a regional, de onde saem os finalistas da etapa nacional. O prazo de inscrição, bem como de veiculação das matérias que podem ser inscritas, são os mesmos para os profissionais nas categorias principais e para os estudantes na categoria especial “Jornalismo Universitário”.

Valquíria Kneipp, professora da UFRN e coordenadora local da Intercom Regional Nordeste, elogia a nova categoria do PSJ. “É mais um tijolinho no muro. Quando os estudantes têm a oportunidade de mostrar a sua produção acadêmica e ainda disputar, e até ganhar, um prêmio já é um passo a mais para a vida profissional e acadêmica, para a formação dele. Acho muito importante o Sebrae ter ampliado esse prêmio para alcançar os estudantes”, diz Valquíria. Ela destaca a programação da Intercom, que ocorre desde quarta (8) e termina nesta sexta, com debates, grupos de trabalho, lançamentos de livros, workshops, entre outras atividades ligadas ao campo da Comunicação.

Prefeitura de Gurupi

  • Related Posts

    Enchentes afetam mais da metade das MPE gaúchas. Sebrae prepara plano de ação para socorrer empresários | ASN Nacional

    Mais da metade das micro e pequenas empresas gaúchas (MPE) foram afetadas pelas enchentes e estão com suas operações paralisadas ou reduzidas. Um diagnóstico realizado pelo Sebrae no Rio Grande…

    Desenvolvimento Territorial e apoio aos municípios marcam abertura da Marcha dos Prefeitos | ASN Nacional

    Cerca de 10 mil prefeitos, vereadores, secretários municipais, entre outras autoridades, estão em Brasília para discutir ações que promovam o desenvolvimento local e territorial com foco na melhoria das condições…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Economia

    Harnessing the Power of Wind Energy

    Harnessing the Power of Wind Energy

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    Ultimate Sports Ground Experience

    Ultimate Sports Ground Experience

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Plant Based Alternatives Reshaping Food

    Plant Based Alternatives Reshaping Food