Primeiro dia do Inova Amazônia celebra potencial de pequenos negócios inovadores da região | ASN Nacional

O primeiro dia da Conferência Inova Amazônia lotou o Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus (AM), nesta quinta-feira (9). Com mais de 5 mil inscritos, o evento apresenta uma intensa programação voltada para interessais no empreendedorismo inovador com foco na bioeconomia. O painel “Sustentabilidade, Inovação e Pequenos Negócios”, apresentou para o público como os pequenos negócios inovadores e sustentáveis contribuem para o desenvolvimento econômico e social brasileiro.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, o objetivo do programa Inova Amazônia, realizado pelo Sebrae, é promover um novo modelo de desenvolvimento, a partir do aporte intensivo de inovação na bioeconomia. Ele destacou que o segmento é capaz de desenvolver produtos com alta qualidade, que tratam inclusive de doenças da modernidade.

Diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick. Crédito: Bruno Kelly.

Durante a moderação do painel, Quick ressaltou que a inovação não vem apenas das startups, podendo estar presentes no artesanato, no design, no turismo, na gastronomia, entre tantos outros.

“As startups são a força propulsora da inovação, assim como as empresas de base inovadora, mas a inovação é possível para todos. É preciso democratizar e ser proativo no impulsionamento das mudanças necessárias”, Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional.

Em sua fala, o gerente de Inovação do Sebrae Nacional, Paulo Renato, apresentou os principais resultados do programa Inova Amazônia. Segundo ele, trata-se de uma estratégia para fomentar o desenvolvimento de biomas brasileiros. Nas duas edições, a iniciativa já recebeu mais de 2 mil inscrições de interessados em criar um pequeno negócio inovador na Amazônia, com mais de 600 ideias pré-aceleradas, 409 empresas aceleradas e 850 projetos apoiados nos nove estados da Amazônia Legal.

“E o segredo é que nós criamos a Bolsa sócio-empreendedor pudessem atravessar o chamado Vale da Morte e possibilitasse o desenvolvimento de novas empresas de bioeconomia no Brasil”, explicou. O painel também contou com a presença do gerente de Competitividade do Sebrae Nacional, Carlos Eduardo, do vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Márcio Pereira, e do diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho.

A programação da Conferência Inova Amazônia segue nesta sexta-feira (10). Entre as temáticas a serem abordadas, estão políticas públicas para a bioeconomia e a nova política de industrialização do Brasil, a cultura da inovação pelas comunidades empreendedoras, a criação do Selo Verde e do Selo Amazônia. Também entram em debate o mercado de carbono no Brasil e no mundo, além da Inteligência Artificial como forma de transformar startups no ecossistema amazônico. Confira na ASN a cobertura completa do evento.

Prefeitura de Gurupi

  • Related Posts

    Enchentes afetam mais da metade das MPE gaúchas. Sebrae prepara plano de ação para socorrer empresários | ASN Nacional

    Mais da metade das micro e pequenas empresas gaúchas (MPE) foram afetadas pelas enchentes e estão com suas operações paralisadas ou reduzidas. Um diagnóstico realizado pelo Sebrae no Rio Grande…

    Desenvolvimento Territorial e apoio aos municípios marcam abertura da Marcha dos Prefeitos | ASN Nacional

    Cerca de 10 mil prefeitos, vereadores, secretários municipais, entre outras autoridades, estão em Brasília para discutir ações que promovam o desenvolvimento local e territorial com foco na melhoria das condições…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Economia

    Harnessing the Power of Wind Energy

    Harnessing the Power of Wind Energy

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    Ultimate Sports Ground Experience

    Ultimate Sports Ground Experience

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Plant Based Alternatives Reshaping Food

    Plant Based Alternatives Reshaping Food