Desafio Liga Jovem alcança mais de 20 mil inscritos, quatro vezes mais participantes que a 1ª edição | ASN Nacional

Pouco menos de dois meses após o lançamento, a 2ª edição do Desafio Liga Jovem já atingiu a marca de 20 mil inscritos. Considerada uma das maiores competições educacionais de empreendedorismo do Brasil, o programa propõe que estudantes de todo o país apresentem soluções inovadoras para problemas de suas instituições de ensino e/ou comunidades. O número já superou em quatro vezes os 5 mil participantes registrados em 2023, mas as inscrições seguem abertas até o dia 7 de junho.

Segundo o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, o Desafio Liga Jovem é um chamado para que a sociedade enxergue a educação empreendedora como uma capacidade que vai além do viés econômico.

Ao estimular os jovens a pensarem soluções inovadoras para situações reais do seu cotidiano e se tornarem protagonistas na resolução dos desafios, contribuímos com o desenvolvimento de competências essenciais para empreitar as mudanças que o país precisa.

Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae.

Para a gerente de Educação Empreendedora do Sebrae, Ana Lúcia Rodrigues, a atuação do Sebrae nos estados foi imprescindível para o sucesso do programa. “A marca de 20 mil inscritos demonstra o quanto foi importante fazer essa mobilização nas escolas e sensibilizar os estudantes. Trilhar esse caminho é gratificante, porque estamos atuando para que a educação seja, de fato, transformadora”, destacou.

Sobre o Desafio

Iniciativa criada para despertar nos estudantes a capacidade de serem agentes de transformação de suas próprias realidades, o Desafio Liga Jovem é voltado para jovens dos ensinos Fundamental e Médio e de estudantes de Educação Profissional e Superior. O objetivo do Sebrae é estimular o desenvolvimento de habilidades de criar, inovar, planejar, liderar, previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A competição é dividida em cinco etapas e os interessados devem se reunir em equipes de dois a cinco integrantes, sempre com o apoio de um professor orientador.

Etapas da competição e calendário:

  1. Esquenta nas redes – março a junho
  2. Virada Empreendedora – 7 a 9 de junho
  3. Estadual – agosto
  4. Regional – setembro e outubro
  5. Nacional – dezembro

Ao longo desse processo, serão promovidas atividades presenciais e on-line, que incluem palestras, oficinas e sessões de mentoria aliadas a conteúdos didáticos sobre temas ligados à inovação e ao empreendedorismo com tecnologia. O objetivo é que essa formação apoie a criação de soluções para problemas enfrentados por escolas e/ou comunidades em que os estudantes estão inseridos, envolvendo ferramentas tecnológicas, como aplicativos, sites, jogos eletrônicos, redes sociais, plataformas ou outras tecnologias.

No final, todos os participantes vão receber um certificado de conclusão do curso. Além disso, a premiação prevê a entrega de smartphone, notebooks e voucher de compra para os integrantes dos grupos vencedores e a participação em missões técnicas nacionais e internacionais aos primeiros colocados.

Saiba mais e inscreva-se em https://www.desafioligajovem.com.br/.

Prefeitura de Gurupi

  • Related Posts

    Enchentes afetam mais da metade das MPE gaúchas. Sebrae prepara plano de ação para socorrer empresários | ASN Nacional

    Mais da metade das micro e pequenas empresas gaúchas (MPE) foram afetadas pelas enchentes e estão com suas operações paralisadas ou reduzidas. Um diagnóstico realizado pelo Sebrae no Rio Grande…

    Desenvolvimento Territorial e apoio aos municípios marcam abertura da Marcha dos Prefeitos | ASN Nacional

    Cerca de 10 mil prefeitos, vereadores, secretários municipais, entre outras autoridades, estão em Brasília para discutir ações que promovam o desenvolvimento local e territorial com foco na melhoria das condições…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Economia

    Harnessing the Power of Wind Energy

    Harnessing the Power of Wind Energy

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    Ultimate Sports Ground Experience

    Ultimate Sports Ground Experience

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Plant Based Alternatives Reshaping Food

    Plant Based Alternatives Reshaping Food