Décio Lima: “Precisamos dar maior visibilidade para os micro e pequenos empreendedores” | ASN Nacional

O futuro da economia brasileira passa pelo fortalecimento dos pequenos negócios, com o estímulo à inovação, a promoção da sustentabilidade e a inclusão social e econômica. Foi o que defendeu o presidente do Sebrae, Décio Lima, nesta terça-feira (14), em Brasília, nos Diálogos Capitais “Um projeto de Brasil”, evento promovido pela Carta Capital para comemorar os 30 anos da revista. A iniciativa reuniu especialistas e representantes da classe política com o objetivo de debater temas importantes para o futuro do país.

Revista Carta Capital promove Diálogos Capitais para debater “Um projeto de Brasil”. Crédito: Erivelton Viana

Precisamos dar mais visibilidade para o setor dos micro e pequenos empreendedores, que representa 95% dos CNPJs no Brasil, é responsável por 55% dos empregos formais e por apenas 30% do Produto Interno Bruto (PIB). São homens e mulheres que produzem renda e fazem a nossa economia girar. Esse setor precisa ter visibilidade, pois não tem acesso ao mercado da forma que merecia ter. Ele é a base de garantia e de sustentação das grandes cadeias produtivas”, afirmou o presidente do Sebrae ao recordar o lançamento do Programa Acredita, que visa à disponibilização de crédito para que esse público possa crescer.

Atualmente, 88% das MPE não acessam crédito no país. São excluídos do próprio mercado. Por isso, estamos oferecendo a maior carteira de crédito da história do Sebrae, com R$ 30 bilhões disponibilizados por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresa (Fampe). É um momento de acreditar no Brasil, termos otimismo, de superarmos os obstáculos, de retomarmos a industrialização e apoiarmos o povo brasileiro.

Décio Lima, presidente do Sebrae.

O presidente do Sebrae ainda reforçou a necessidade de os negócios no presente e no futuro estarem alinhados a conceitos como inovação, sustentabilidade, e que promovam a inserção das famílias mais pobres. “Como diz o presidente Lula, colocar o povo no orçamento”, lembrou.

Quando se fala em sustentabilidade, só o Brasil tem Amazônia e conta com uma matriz energética baseada na energia renovável. Em relação à inovação, temos uma qualidade incomparável da nossa população. Somos os mais criativos do planeta. Com isso, podemos tornar o Brasil um país potente, sem fome, nem miséria.

Décio Lima, presidente do Sebrae.

Comércio exterior
O painel no qual o presidente Décio Lima participou também envolveu discussões sobre as exportações brasileiras e o papel do turismo na promoção de um desenvolvimento sustentável. A discussão contou com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo; da diretora de Negócios da Agência de Promoção e Exportação do Brasil (Apex Brasil), Ana Paula Repezza; e da secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Tatiana Prazeres.

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Crédito: Erivelton Viana

O presidente da Embratur ressaltou a importância do turismo para fortalecer a economia brasileira. “Muitas das vezes, não enxergamos o turismo como um instrumento de desenvolvimento econômico. Nós temos um grande potencial e ainda demoramos a tomar medidas nesse caminho. O turismo é um elemento de exportação e é assim que parte do planeta já pensa”, afirmou.

Prefeitura de Gurupi

  • Related Posts

    Sebrae Pelo Brasil chega ao Mato Grosso | ASN Nacional

    O Mato Grosso é o próximo estado a receber o Sebrae Pelo Brasil, projeto que evidencia as potencialidades empreendedoras de todos os pontos do país. Nesta sexta-feira (24), o presidente…

    Enchentes afetam mais da metade das MPE gaúchas. Sebrae prepara plano de ação para socorrer empresários | ASN Nacional

    Mais da metade das micro e pequenas empresas gaúchas (MPE) foram afetadas pelas enchentes e estão com suas operações paralisadas ou reduzidas. Um diagnóstico realizado pelo Sebrae no Rio Grande…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Economia

    Harnessing the Power of Wind Energy

    Harnessing the Power of Wind Energy

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    Ultimate Sports Ground Experience

    Ultimate Sports Ground Experience

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Plant Based Alternatives Reshaping Food

    Plant Based Alternatives Reshaping Food