Descubra como montar um plano de contas para o seu pequeno negócio | ASN Nacional

Ter as contas da empresa na palma mão, de forma organizada e com os registros das transações financeiras, é um dos passos fundamentais para o empreendedor se estruturar e planejar o futuro. Pensando nisso, o Sebrae tem preparado uma série de dicas para os donos dos pequenos negócios que estão interessados em solicitar empréstimo por meio do Programa Acredita, criado pelo governo federal. Uma delas é sobre a elaboração e utilização do plano de contas, que já está disponível no portal do programa Crédito Consciente.

Para pequenas empresas, ter um plano de contas bem estruturado é essencial para uma gestão contábil eficiente e para tomar decisões financeiras informadas. O primeiro passo é identificar as contas principais que serão utilizadas para registrar as transações financeiras da empresa. Isso inclui contas de ativo, passivo, patrimônio líquido, receitas e despesas e os investimentos.

Giovanni Beviláqua, coordenador de acesso a crédito e investimentos do Sebrae.

Para estruturar o plano é importante dividir cada uma dessas contas por categorias, como caixinhas onde o empreendedor inclui as informações (Ex: Ativo> Ativo Circulante> Caixa e Equivalentes de Caixa/Contas a Receber/Estoques; Ativo Não Circulante> Investimentos/Imobilizado/Intangível). O empreendedor deve utilizar nomes claros e padronizados para nomear as contas. Isso facilitará a compreensão e a análise das informações contábeis. Um aspecto muito importante: o plano de contas deve ser flexível o suficiente para acomodar as necessidades específicas da empresa, permitindo a inclusão de novas contas conforme necessário e ajustes para refletir mudanças nos negócios.

O plano de contas é a base para a geração de relatórios financeiros como o balanço patrimonial, a demonstração de resultados e o fluxo de caixa. O dono do pequeno negócio deve utilizar o plano de contas para classificar e consolidar as informações necessárias para esses relatórios.

Giovanni Beviláqua, coordenador de acesso a crédito e investimentos do Sebrae.

O coordenador do Sebrae também sugere que seja feita uma análise regularmente nas informações contábeis para avaliar a saúde financeira da empresa, identificar tendências, tomar decisões estratégicas e planejar o futuro.

Quatro dicas para uma boa utilização do plano de contas

  1. Mantenha o plano de contas atualizado e revisado regularmente para garantir sua relevância e precisão.
  2. Capacite os funcionários responsáveis pela contabilidade para entenderem e utilizarem corretamente o plano de contas.
  3. Utilize software de contabilidade adequado para facilitar o registro de transações e a geração de relatórios com base no plano de contas.
  4. Use a mesma estrutura do plano de contas para montar o fluxo de caixa para sua gestão financeira. Assim você pode manter a mesma estrutura lógica e de organização dos dados.

Saiba mais

  • O ativo é tudo o que a empresa possui e que tem valor econômico. Isso inclui recursos como dinheiro em caixa, contas a receber de clientes, estoques de mercadorias, equipamentos e veículos, e recursos intangíveis, como marcas registradas e patentes. Em resumo, o ativo representa os bens e direitos da empresa.
  • O passivo representa as obrigações financeiras da empresa, ou seja, tudo o que a empresa deve a terceiros. Isso inclui dívidas com fornecedores, empréstimos bancários, impostos a pagar, salários e benefícios dos funcionários que ainda não foram pagos, entre outros. O passivo mostra como a empresa financiou seus ativos, seja por meio de empréstimos ou financiamentos.
  • O patrimônio Líquido, também chamado de capital próprio ou capital social, é a diferença entre os ativos e os passivos de uma empresa. Em outras palavras, é o valor que os proprietários da empresa têm na organização após a quitação de todas as suas obrigações. O patrimônio líquido inclui o capital inicial investido pelos proprietários, mais os lucros acumulados ao longo do tempo, menos os prejuízos acumulados.
  • As receitas são os valores que a empresa obtém com a venda de seus produtos ou serviços. Elas representam a entrada de dinheiro ou de outros ativos para a empresa, resultante de suas atividades operacionais. As receitas são fundamentais para o funcionamento e o crescimento do negócio, pois geram recursos para cobrir custos, despesas e investimentos.
  • As despesas são os gastos necessários para manter as operações da empresa e gerar receita. Elas incluem custos com salários e benefícios dos funcionários, aluguel de instalações, pagamento de fornecedores, despesas de marketing e vendas, entre outros. As despesas reduzem o lucro líquido da empresa e são essenciais para calcular o resultado final das atividades comerciais.
  • Os investimentos representam os recursos financeiros aplicados pela empresa em ativos de longo prazo, com o objetivo de gerar retorno financeiro no futuro. Isso pode incluir a compra de máquinas, aquisição de imóveis ou participação em projetos de expansão etc. Os investimentos visam aumentar o patrimônio da empresa e contribuir para seu crescimento sustentável.

Crédito Consciente

Por meio da página Crédito Consciente, do Sebrae, o empreendedor tem toda a assistência para que possa viabilizar o acesso a crédito de forma segura. Além de conceder o aval necessário para as operações de crédito junto às instituições financeiras, o Sebrae oferecerá orientações para que o proprietário de um pequeno negócio inicie a sua jornada ampliando sua consciência e segurança na obtenção de um empréstimo.

Prefeitura de Gurupi

  • Related Posts

    Summit Bio é aberto em Santarém debatendo sustentabilidade na região amazônica | ASN Nacional

    Foi aberto nesta quinta-feira (13), no Centro e Convenções Sebastião Tapajós, em Santarém, região oeste do Pará,o Summit Bio, evento realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas…

    Vendas avançam 0,9% em abril no comércio e pequenos negócios aproveitam momento de alta | ASN Nacional

    O comércio está em alta em 2024. É o que aponta a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Economia

    Harnessing the Power of Wind Energy

    Harnessing the Power of Wind Energy

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    Ultimate Sports Ground Experience

    Ultimate Sports Ground Experience

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Plant Based Alternatives Reshaping Food

    Plant Based Alternatives Reshaping Food