ESG, emergências climáticas e financiamento verde são temas de congresso de sustentabilidade para pequenos negócios | ASN Nacional

O protagonismo dos pequenos empreendedores na nova economia é o principal debate que norteará a 5ª edição do Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios (Ciclos). O evento será realizado nos dias 24 e 25 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal (CEP), em Cuiabá (MT), e contará com discussões sobre as práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança, traduzido para o português) em negócios de impacto, emergências climáticas, financiamento verde entre diversos outros temas ligados ao futuro do empreendedorismo sustentável.

Ao todo, serão nove painéis e sete palestras realizadas durante os dois dias do evento, que inicia às 14h e segue até as 21h. Empresários, pesquisadores e estudiosos interessados em participar desse grande evento voltado ao engajamento das práticas sustentáveis podem se inscrever de forma gratuita aqui.

O objetivo principal do evento organizado pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), polo de referência nacional em sustentabilidade do Sistema Sebrae, é impulsionar os pequenos negócios a se tornarem protagonistas nesse cenário econômico global.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, lembra que o tema da sustentabilidade se impôs como uma agenda prioritária para os pequenos negócios na última década.

Além da demanda do consumidor, que está cada vez mais exigente e atento ao impacto ambiental dos produtos e serviços que contrata, os donos de micro e pequenas empresas [MPE] compreenderam que uma gestão mais eficiente da energia, da água e de outros insumos também representa um ganho de produtividade para os negócios. Além disso, o Brasil prepara-se para receber a COP-30 que colocará a sustentabilidade, a inovação e a inclusão no centro do debate no mundo.

Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.

Ele reforça que o Sebrae tem desenvolvido um amplo trabalho para difundir essa prática junto às MPE, que representam 95% de todos os CNPJ do país. “A parceria com o Sebrae/MT [por meio do CSS] na realização de eventos como o Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios faz parte desse compromisso de democratizar o acesso do universo dos microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas às soluções inovadoras. E, é somente apoiando as MPE’s nessa transição para uma economia sustentável, que o Brasil será capaz de responder a esse desafio”, acrescenta Décio Lima.

O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, ressalta o quão importante é a para a percepção do pequeno empresário como o protagonista da nova economia.

O Centro Sebrae de Sustentabilidade realiza o evento Ciclos 2024, na quinta edição, trazendo como tema central as novas economias, como uma oportunidade de demonstrar como os pequenos negócios podem atuar com as práticas sustentáveis e entender as oportunidades de mercado para produtos e soluções sustentáveis.

diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini.

Programação

A programação está composta por renomados especialistas, sendo destaques, no primeiro dia, a palestra magna da diretora global de sustentabilidade da Natura, Denise Hills, e no segundo dia, palestra internacional com Manuel Manga, diretor e fundador do Centro de Liderança Evolucionária (Center for Evolutionary Leadership). 

“Eu represento diversas habilidades de liderança que pode ser usada para projetar e construir organizações sustentáveis, negócios sustentáveis, comunidades mundiais sustentáveis e até mesmo cidades e sociedades sustentáveis. Também falarei sobre inovação, criatividade no design de futuros sustentáveis melhores. Venha se juntar a mim”, convida Manuel, que virá dos Estados Unidos para encerrar o evento.

Além disso, estão confirmadas as presenças dos palestrantes: Karine Oliveira (CEO da Wakanda Educação) de Salvador, Demerson Conciani, do Mapbiomas, Renata Linhares, da Rede Impacto por elas, Felipe Dias, do SOS Pantanal, e Carine Lacerda, do Instituto Clima e Sociedade (ICS), farão os painéis no primeiro dia.

Para o segundo dia, participarão Gracieli Pizzatto (Embaixadora e Conselheira do Capitalismo Consciente em MT), Jean Peliciari, do Teoria Verde, Isadora Arruda, da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e Dal Marcondes (Diretor Executivo do Instituto Envolverde), que irá falar sobre o Greewashing (termo para descrever empresas que escondem os reais impactos do que realmente fazem no meio ambiente). “Isso tem uma relação muito grande com o principal valor dos negócios: a confiança”, explica Marcondes.

Serviço

O quê: Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios – CICLOS 2024

Quando: 24 e 25 de maio

Onde: Centro de Eventos do Pantanal (CEP), em Cuiabá (MT)

Inscrição: https://cloud.divulga.sebraemt.com.br/ciclos

Valor: gratuito

Informações: www.sustentabilidade.sebrae.com.br/

Prefeitura de Gurupi

  • Related Posts

    Summit Bio é aberto em Santarém debatendo sustentabilidade na região amazônica | ASN Nacional

    Foi aberto nesta quinta-feira (13), no Centro e Convenções Sebastião Tapajós, em Santarém, região oeste do Pará,o Summit Bio, evento realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas…

    Vendas avançam 0,9% em abril no comércio e pequenos negócios aproveitam momento de alta | ASN Nacional

    O comércio está em alta em 2024. É o que aponta a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Economia

    Harnessing the Power of Wind Energy

    Harnessing the Power of Wind Energy

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    Ultimate Sports Ground Experience

    Ultimate Sports Ground Experience

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Plant Based Alternatives Reshaping Food

    Plant Based Alternatives Reshaping Food