Sebrae leva experiência transformadora do programa Cidade Empreendedora para a Marcha dos Prefeitos | ASN Nacional

Maior evento municipalista da América Latina, a XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios será realizada nesta semana, de 20 a 23 de maio, e tem o Sebrae como um dos seus principais patrocinadores. A instituição leva para a Marcha, tradicionalmente reconhecida como um grande encontro de lideranças políticas de todo o país, sua experiência como parceiro dos municípios há mais de 20 anos, que começou com um trabalho de implementação de políticas públicas, como a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, evoluindo para o Cidade Empreendedora, programa focado na atuação em rede para transformação do ambiente de negócios e territórios, gerando impactos positivos na geração de emprego e renda. “A marcha é antes de tudo um espaço de diálogo entre as esferas municipal e nacional”, enfatiza o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Mais do que nunca, esse debate é necessário. Precisamos nos unir para nos prepararmos e reagirmos às mudanças climáticas que estão modificando a realidade de centenas de municípios. Sabemos que as principais políticas públicas são construídas a partir do envolvimento e da mobilização dos cidadãos que estão nos municípios. 

Décio Lima, presidente do Sebrae.

Por meio do Cidade Empreendedora, o Sebrae trabalha diversas frentes que contribuem para o desenvolvimento local, como a implementação da educação empreendedora nas escolas, o incentivo para que mais pequenos negócios participem e tenham prioridade nas compras governamentais e a instalação de Salas do Empreendedor – já são 3,2 mil apoiadas pelo Sebrae em todas as regiões do país e que realizaram, só em 2023, 13 milhões de atendimentos.

Cidade Empreendedora

O programa tem transformado a realidade local de diversos municípios brasileiros por meio de ações estratégicas em prol do desenvolvimento econômico e social. Organizado em 10 eixos de atuação, contempla diversas temáticas como desburocratização, empreendedorismo nas escolas, fortalecimento de lideranças locais, incentivo à criação de Salas do Empreendedor, inclusão produtiva, gestão municipal e conscientização da importância de que compras governamentais priorizem os pequenos negócios.

Mauricio Tedeschi, coordenador nacional do Cidade Empreendedora, explica que o programa funciona como um hub de relacionamento do Sebrae com os governos municipais.

O que a gente faz com o Cidade Empreendedora é justamente conversar, se integrar e identificar todas as opções, metodologias e produtos que o Sebrae tem como um todo que interessem àquela localidade. Nós organizamos essas ofertas e levamos para a prefeitura de forma personalizada

Mauricio Tedeschi, coordenador nacional do Cidade Empreendedora

Segundo balanço realizado no fim de 2023, o Cidade Empreendedora já chegou a mais de 2.400 municípios, nas 27 unidades da federação, caminhando para o encerramento do primeiro ciclo completo de gestão municipal. O Programa Transformar Juntos do Sebrae possui a linha indutora Cidade Empreendedora, cujo desafio é estar em 100% dos municípios brasileiros com até 100 mil habitantes até 2026.

Programação

Além de um estande próprio, o Sebrae será parceiro da Receita Federal, que estará presente na Marcha dos Prefeitos com uma equipe de especialistas apresentando o trabalho realizado nos Pontos de Atendimento Virtual (PAVs).

Abertura

A sessão solene de abertura está prevista para terça-feira (21), às 9h, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos presidentes da Câmara e do Senado, além de ministros e prefeitos de todo o país. Ao todo, são esperadas 2.500 pessoas na cerimônia. A expectativa é que mais de 5 mil gestores públicos compareçam aos três dias do evento.

Prefeitura de Gurupi

  • Related Posts

    Summit Bio é aberto em Santarém debatendo sustentabilidade na região amazônica | ASN Nacional

    Foi aberto nesta quinta-feira (13), no Centro e Convenções Sebastião Tapajós, em Santarém, região oeste do Pará,o Summit Bio, evento realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas…

    Vendas avançam 0,9% em abril no comércio e pequenos negócios aproveitam momento de alta | ASN Nacional

    O comércio está em alta em 2024. É o que aponta a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Economia

    Harnessing the Power of Wind Energy

    Harnessing the Power of Wind Energy

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    Ultimate Sports Ground Experience

    Ultimate Sports Ground Experience

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Plant Based Alternatives Reshaping Food

    Plant Based Alternatives Reshaping Food