Na Semana do MEI, Sebrae vai ao encontro da população | ASN Nacional

O casal Marinês e Misdel Rodriguez foram nesta quarta-feira (22), até a Feira Central da Ceilândia, no Distrito Federal, mas sem intenção de fazer compras. O motivo que os fez saírem de casa logo cedo foi regularizar a situação como microempreendedor individual (MEI), para fazer com que a Ricco’s Pizzaria possa crescer. Eles participaram do Dia D da Semana do MEI, promovido pelo Sebrae em todo o país.

Viemos procurar a regularização das parcelas do MEI atrasado. E recebemos uma boa orientação por parte dos funcionários. Agora é só terminar a questão do certificado digital e voltar aqui para dar continuidade ao processo.

Misdel Rodriguez, proprietário da Ricco’s Pizzaria, localizada em Taguatinga (DF)

Marinês e Misdel Rodriguez tiram dúvidas sobre regularização do MEI com técnicos do Sebrae. Foto: Erivelton Viana

Morando há sete anos no Brasil, o cubano Misdel Rodriguez já faz planos após regularizar a situação. Ele deseja acessar crédito para investir no negócio, e, se possível, ter a ajuda novamente do Sebrae. “É o primeiro passo, a gente quer montar uma ótima pizzaria, comprar máquinas novas e ter um ambiente mais favorável. Uma pizzaria linda, que o cliente quando entrar, coma a pizza e não queira ir embora”, planeja.

Por sua vez, Valmira Santos Aquino, proprietária da Val Doces, descobriu algumas pendências no seu MEI e tirou dúvidas sobre o preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional (DAS-N), que tem o prazo de encerramento no próximo dia 31 de maio.

Tive vários esclarecimentos, saio daqui com a minha situação resolvida. Fiquei à vontade para tirar minhas dúvidas e me senti em casa

Valmira Santos Aquino, proprietária da Val Doces

O presidente do Sebrae, Décio Lima participou do evento e destacou a vocação do povo brasileiro para empreender e a necessidade de estimular a formalização para assegurar a conquista de benefícios e o aumento da receita.

Décio Lima, presidente do Sebrae, participa do Dia D, em Ceilândia/DF. Foto: Erivelton Viana

A Semana do MEI é justamente essa porta de sonhos para esse espírito empreendedor, para poder organizar o seu negócio”, afirmou. “É importante dizer, sobretudo, para aqueles que já empreendem, mas não são formalizados, que esta ação aumenta em cerca de 25% a sua renda.

Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional

Neste ano, comemoram-se 15 anos dos primeiros MEI formalizados. A categoria foi criada em 2009 durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por isso, Décio Lima destacou o papel deste exército que ajuda o país a fortalecer a sua economia, com a geração de emprego e renda. “São hoje mais de 15,6 milhões de brasileiros formalizados, são homens e mulheres que acordam de manhã, nunca desistiram, enfrentam as dificuldades da vida e constroem o alicerce que hoje representa o MEI para a economia brasileira”, ressaltou.

Já o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, lembrou que bancos já estão abertos à renegociação de dívidas por meio do Desenrola para pequenos negócios. Estima-se que 6,5 milhões empresas podem participar do programa.

Ministro Márcio França, presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, e equipe do Sebrae

Todo empreendedor que tem problemas de dívidas pode ir aos bancos, que terá desconto de 40% a 90% para renegociar suas dívidas”, comentou França. “Queremos que as pessoas se oficializem, se regularizem, para ter acesso a diversos benefícios que o MEI possibilita.

Márcio França, ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte

Semana do MEI

A Semana do MEI é organizada pelo Sebrae, entre os dias 20 e 24 de maio. Com o tema “Chega junto com o Sebrae”, o evento é gratuito e democrático. Além de programações presenciais promovidas pelas unidades do Sebrae nos estados, há ainda palestras e oficinas on-line, transmitidas ao vivo nas redes sociais da entidade. Confira mais: sebrae.com.br/semanadomei.

Prefeitura de Gurupi

  • Related Posts

    Summit Bio é aberto em Santarém debatendo sustentabilidade na região amazônica | ASN Nacional

    Foi aberto nesta quinta-feira (13), no Centro e Convenções Sebastião Tapajós, em Santarém, região oeste do Pará,o Summit Bio, evento realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas…

    Vendas avançam 0,9% em abril no comércio e pequenos negócios aproveitam momento de alta | ASN Nacional

    O comércio está em alta em 2024. É o que aponta a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Economia

    Harnessing the Power of Wind Energy

    Harnessing the Power of Wind Energy

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    Ultimate Sports Ground Experience

    Ultimate Sports Ground Experience

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Plant Based Alternatives Reshaping Food

    Plant Based Alternatives Reshaping Food