Diretora do Sebrae Nacional defende iniciativas que deem oportunidades para que mais mulheres empreendam | ASN Nacional

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, defendeu a autonomia das mulheres e o empreendedorismo feminino durante o segundo dia de debates do 5º Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher no Legislativo, promovido pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (22).

“Que tal criar taxas e prazos menores para as mulheres abrirem seus próprios negócios?”, questionou o público do evento formado majoritariamente por vereadoras e deputadas. Margarete Coelho demonstrou em números que as mulheres ainda sofrem com a desigualdade de gênero. “Pesquisas indicam que 74% das mulheres que procuram os bancos para terem seus negócios financiados têm esse empréstimo negado”, disse. Ainda conforme a diretora do Sebrae, quando as instituições financeiras concedem o primeiro financiamento, o juro é 3,4% mais alto. “O primeiro empréstimo para as mulheres é mais caro e isso explica por que temos dificuldade com as finanças, pois somos vistas com desconfiança”, complementa.

Para transformar esse cenário, o Sebrae criou um programa que incentiva, valoriza e acelera a jornada de mulheres que empreendem ou querem empreender. Segundo a diretora, a gerência nacional de empreendedorismo feminino, que é novidade no Sebrae, está negociando com os bancos mais oportunidade para as mulheres.

“O Sebrae Delas chega a todos os municípios para falar com essas mulheres: levar consultoria, apoio no crédito, uma mão amiga”, Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional.

Margarete reforçou o papel do Sebrae como avalista dos pequenos negócios no Brasil. “Se nós temos esse poder de barganha e temos uma mulher na diretoria do Sebrae Nacional, nós vamos exigir que o banco tenha meta. Para ser conveniado com o Sebrae, o banco precisa ter financiado pelo menos 30% dos negócios para as mulheres. É inverter o jogo”, declarou.

“Enfrentem a pauta econômica e financeira. A gente tem uma tendência de ficar muito na pauta do cuidado, nas questões sociais. Mas enfrente, porque aqui está a chave que gira e que faz o mundo girar”, concluiu.

Violência contra as mulheres

Margarete Coelho relacionou a independência financeira das mulheres com a prevenção à violência de gênero e pediu uma “união institucional em favor das mulheres”, provocando as legisladoras a instituírem projetos de lei que as incentivem. Dentre as sugestões feitas pela diretora do Sebrae, constavam a rapidez na liberação de alvarás, licenças e a porcentagem mínima nas compras governamentais destinada a empreendedoras.

O debate foi mediado pela deputada Greyce Elias que, junto com Margarete Coelho, deputada federal à época, foi autora do projeto de Lei 741/21, que criminaliza violência psicológica contra as mulheres e cria o programa Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica.

Prefeitura de Gurupi

  • Related Posts

    Summit Bio é aberto em Santarém debatendo sustentabilidade na região amazônica | ASN Nacional

    Foi aberto nesta quinta-feira (13), no Centro e Convenções Sebastião Tapajós, em Santarém, região oeste do Pará,o Summit Bio, evento realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas…

    Vendas avançam 0,9% em abril no comércio e pequenos negócios aproveitam momento de alta | ASN Nacional

    O comércio está em alta em 2024. É o que aponta a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Economia

    Harnessing the Power of Wind Energy

    Harnessing the Power of Wind Energy

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    Ultimate Sports Ground Experience

    Ultimate Sports Ground Experience

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Plant Based Alternatives Reshaping Food

    Plant Based Alternatives Reshaping Food