Empreenda Mais Ind: Sebrae/MT e Fiemt criam programa para transformação sustentável das pequenas indústrias | ASN Nacional

Para promover a transformação sustentável das micro e pequenas indústrias de Mato Grosso, o Sistema da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e o Sebrae no Mato Grosso uniram suas missões e visões de futuro para a construção do maior programa de desenvolvimento dos pequenos negócios do setor no estado, o ‘Empreenda Mais Ind’. A consolidação dessa parceria ocorreu na manhã desta sexta-feira (24), no Senai, com a presença dos presidentes das duas entidades.

A parceria prevê, que até dezembro de 2025, as pequenas indústrias do Mato Grosso ampliem suas produtividades e alcancem mais competitividade no mercado nacional e internacional. A atuação colaborativa entre o Sebrae no MT e o Sistema Fiemt também promoverá o fortalecimento dos sindicatos, entidades que organiza e representa os interesses de cada atividade.

O Empreenda Mais Ind é um programa que nasce como fruto da parceria entre o Sebrae e a Fiemt para aumentar a competitividade e produtividade das micro e pequenas indústrias de Mato Grosso, oferecendo encontros empresariais, consultorias, missões técnicas, internacionalização, aprimoramento de gestão, acesso a crédito e fortalecimento do dos sindicatos vinculados à Fiemt

Silvio Cezar Pereira Rangel, presidente da Fiemt

Durante a assinatura do termo de cooperação, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, destacou o protagonismo da pequena indústria para o desenvolvimento do país.

O Sebrae está onde deveria estar, primeiro como instituição parceira e também por representar esta capilaridade extraordinária, incomparável da micro e pequena empresa no estado do Mato Grosso, que reúne 96% do protagonismo econômico nesse estado, que é exemplar para o nosso país. Com a assinatura deste termo, que vai tratar, sobretudo, da neoindustrialização, que é um processo revolucionário do mercado. O momento econômico no país mostra crescimento, tínhamos a previsão do PIB de 0,9 % e fechou em quase 3,0%, além de todos os outros avanços. O Brasil tem que recuperar e Mato Grosso está dando exemplo dos processos de industrialização. A minha presença no Mato Grosso é para aplausos.

Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional

Atualmente, Mato Grosso possui 15,5 mil indústrias, sendo que 96% são classificadas como empresas menores, sendo 80% micro e 16% pequenas indústrias. Os outros 4% são formados por médias e grandes empresas. Os dados são da base de dados Observatório da Indústria do Sistema Fiemt.

A diretora Superintendente do Sebrae no MT, Lélia Brun, explica que a construção ‘Empreenda Mais Ind’ surgiu da convergência dos propósitos, missão e visão de futuro do Sebrae no estado e do Sistema Fiemt para ampliar o desenvolvimento dos pequenos negócios do setor industrial.

Esta união nos permitiu consolidar uma verdadeira transformação nas pequenas indústrias e ainda promover a sustentabilidade dentro destes negócios. O nosso objetivo é que, por meio dessa atuação colaborativa, aumentemos a produtividade desses pequenos negócios dentro e fora do nosso território.

Lélia Brun, diretora Superintendente do Sebrae no MT

Investimentos

O programa ‘Empreenda Mais Ind’ destinará R$ 12,7 milhões em quatro grandes frentes de atuação, que são consultorias, cursos e palestras; missões nacionais e internacionais; eventos e capacitações por meio de parcerias. O valor irá beneficiar mais de 1,1 mil pequenas indústrias, que atuam nos 17 segmentos, em mato-grossense.

Para participar do programa os empreendimentos devem atender aos requisitos previstos em edital de seleção, que estará disponível a partir do dia 5 de junho deste ano, nos portais do Sebrae no MT e Fiemt.

Prefeitura de Gurupi

  • Related Posts

    Summit Bio é aberto em Santarém debatendo sustentabilidade na região amazônica | ASN Nacional

    Foi aberto nesta quinta-feira (13), no Centro e Convenções Sebastião Tapajós, em Santarém, região oeste do Pará,o Summit Bio, evento realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas…

    Vendas avançam 0,9% em abril no comércio e pequenos negócios aproveitam momento de alta | ASN Nacional

    O comércio está em alta em 2024. É o que aponta a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Economia

    Harnessing the Power of Wind Energy

    Harnessing the Power of Wind Energy

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    Ultimate Sports Ground Experience

    Ultimate Sports Ground Experience

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Plant Based Alternatives Reshaping Food

    Plant Based Alternatives Reshaping Food