Prefeitura de Gurupi realiza “Dia D” da Inclusão Escolar

 

Por Gabryella Ferreira – Ascom Semeg

Nesta quarta-feira, 22, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEG), realizou o “Dia D” da Inclusão Escolar no Centro Cultural Mauro Cunha. O evento foi um marco importante para a comunidade educacional, abordando o tema “Como lidar com o Neurodivergente”.

O principal objetivo do Dia “D” da Inclusão Escolar foi promover a conscientização e capacitação sobre a inclusão de alunos neurodivergentes no ambiente escolar. Além da palestra principal, que tratou de estratégias e práticas para lidar com estudantes, o evento contou com estandes onde foram expostas as produções dos alunos, destacando suas capacidades e talentos.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

O evento proporcionou um espaço de diálogo e aprendizado para educadores, pais e toda a comunidade escolar. Ana Caroline de Andrade, psicóloga e palestrante do evento, destacou a importância dos temas abordados. “Discutimos os principais transtornos do neurodesenvolvimento, como TEA, TDAH, deficiência intelectual, dislexia, síndrome de Down, e TOD. Enfatizamos práticas escolares inclusivas e o papel da família no apoio ao aprendizado. Garantir a saúde mental desses alunos é essencial para que eles atinjam seu potencial”, explicou.

A professora Aureni Gomes da Silva, da APAE, destacou. “Eu trabalho com coreografias, com alunos com problemas auditivos e mudos. É através dos movimentos da música que consigo deixá-los felizes. Também trabalho com a família, cuidando das mães que enfrentam problemas com os filhos ou dificuldades financeiras. Meu papel como professora e coordenadora da família é oferecer esse suporte”, disse.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Michele Araújo Rodrigues, mãe das gêmeas Alexia e Angelina, que são autistas, elogiou a sala de recursos de Atendimento Educacional Especializado (AEE). “As meninas desenvolveram bastante com a ajuda da sala de recursos e desde que iniciaram no CEMEI e agora na escola Domingos Barreira, no 4° ano, com a mesma professora, tiveram uma evolução notável. A parceria entre escola e família tem sido excelente”, contou.

A professora Andréa Martins Silva Milhomem, da sala de recurso AEE, comentou sobre a formação contínua e os desafios enfrentados. “Fiz uma especialização e várias formações oferecidas pela SEMEG e universidades federais. O projeto ‘Emoções e Ações’ tem sido crucial para nosso trabalho com as crianças, focando no equilíbrio emocional. Contudo, muitas famílias carentes enfrentam dificuldades em manter as terapias necessárias, e a escola tem desempenhado um papel fundamental em suprir essas lacunas”, afirmou.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Participação e Expectativas

Graziella Ponce, psicóloga do departamento de coordenação de inclusão e acessibilidade, explicou a abordagem do evento deste ano. “Demonstramos, através das produções dos professores de AEE, como a inclusão é promovida dentro das unidades escolares. Desde a sala regular até todo o contexto escolar, a inclusão é um esforço coletivo. Acreditamos que todos os alunos têm potencial para aprender, independentemente da deficiência”, disse.

Fernando Roseno da Cruz, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, enalteceu a iniciativa. “Todas essas crianças têm condições de aprender, basta sabermos como ensinar. A capacitação dos professores tem melhorado a vida desses alunos, que precisam de uma atenção mais específica”, frisou.

Ilda Venâncio Corrêa, coordenadora de educação inclusiva, ressaltou a importância do acolhimento às famílias. “Nosso evento teve como objetivo principal o acolhimento das famílias e dos professores. Apresentamos uma metodologia específica e recursos necessários para o atendimento dos alunos com necessidades especiais. Acreditamos ter alcançado nosso objetivo”, disse.

O post Prefeitura de Gurupi realiza “Dia D” da Inclusão Escolar apareceu primeiro em Prefeitura de Gurupi.

Prefeitura de Gurupi

  • Related Posts

    Gurupi participa da etapa final do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

      Por Secom Gurupi Após conquistar o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na fase estadual, ocorrida em abril deste ano, a cidade de Gurupi foi finalista na etapa nacional do concurso.…

    Prefeitura de Gurupi e MPT discutem inclusão socioprodutiva de catadores e catadoras de recicláveis e combate ao trabalho infantil

      Por Fernando Vieira – Secom Gurupi A Prefeitura de Gurupi recebeu na manhã desta quarta-feira, 12, o Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Procuradoria Regional do Trabalho…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Economia

    Harnessing the Power of Wind Energy

    Harnessing the Power of Wind Energy

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    Ultimate Sports Ground Experience

    Ultimate Sports Ground Experience

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Plant Based Alternatives Reshaping Food

    Plant Based Alternatives Reshaping Food