Emoções em Ação: Prefeitura de Gurupi promove bem-estar emocional nas escolas

 

Por Gabryella Ferreira – Ascom Semeg

Com o objetivo de aprimorar as ações de promoção ao bem-estar emocional entre os profissionais da educação e os alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semeg), está realizando o 4º módulo da formação continuada intitulada “Emoções em Ação”. Nesta quarta-feira, 05, estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães, no setor Parque das Acácias, participaram de uma palestra ministrada pelo Empreendedor Social Ricardo Ribeirinha, pelo Coronel Marcelo Falcão e pelo Promotor de Justiça Luiz Francisco, da empresa Recriar Vida.

Foto: Ascom Semeg

Durante o evento, os palestrantes compartilharam suas experiências de vida e os desafios enfrentados, destacando como o fortalecimento emocional e o reencontro com o amor por meio da educação foram essenciais para superar os obstáculos.

O secretário Municipal de Educação, João Paulo Lima, destacou a importância da capacitação para a educação. “Essa formação é crucial para atender às necessidades emocionais das crianças e para fornecer suporte aos profissionais da educação. Vivemos em tempos desafiadores, onde a saúde mental e o bem-estar emocional tornaram-se pilares para uma educação de qualidade. Por meio dessa capacitação, buscamos criar um ambiente escolar mais saudável, onde tanto os alunos quanto os professores possam prosperar”, disse.

Ricardo Ribeirinha enfatizou a importância de uma melhor aprendizagem para o desenvolvimento da educação e a criação de momentos e espaços de paz e amor. “Nesta primeira etapa, deu tudo certo e agora vamos alcançar a próxima etapa, na qual percorreremos as 27 escolas, falando de cidadania com o Coronel Falcão, especialista nessa área. Também vamos abordar mais os pais, convidando-os a serem mais assertivos, presentes e parceiros da escola, na responsabilidade que não é só da escola, mas dos pais que educam seus filhos”, destacou.

Foto: Ascom Semeg

O promotor de Justiça Luiz Francisco também ressaltou. “Vivemos num mundo em que nos preocupamos com muitas coisas e às vezes não nos preocupamos com nossa formação acadêmica. Observamos que muitas vezes falta em nossos alunos aquela vontade de estudar e crescer. A força está em cada um de nós. O estudo é tudo na vida do cidadão. Se no plano espiritual nossa salvação é Deus, no plano material, o estudo é que nos fornece as melhores coisas da vida. Que possamos, com essa palestra de hoje, ativar dentro do coração de cada criança o desejo cada vez maior de estudar e ser alguém na vida. A força está dentro de nós”, comentou.

A diretora da Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães, Kelly Regina Miranda Barbosa, destacou a importância dessas palestras. “Esse tipo de palestra, que transmite experiências de vida e emoções, traz um impacto muito positivo para nossas crianças e adolescentes. Nossa comunidade escolar é composta por famílias muito vulneráveis e desestruturadas, e é crucial realizar esse tipo de trabalho dentro das escolas. Temos diversos problemas emocionais e traumáticos, e o projeto Emoções em Ação contribui significativamente tanto para nossos professores quanto para nossos alunos, atendendo às necessidades de nossa comunidade escolar”, afirmou.

A formação oferecida pela Secretaria Municipal de Educação está em seu quarto módulo e inclui palestras, workshops, dinâmicas, oficinas, recursos pedagógicos e grupos de trabalho específicos para cada profissional da escola. Além disso, conta com o suporte de especialistas que visitam as escolas do município, fornecendo orientações sobre o fortalecimento socioemocional.

O post Emoções em Ação: Prefeitura de Gurupi promove bem-estar emocional nas escolas apareceu primeiro em Prefeitura de Gurupi.

Prefeitura de Gurupi

  • Related Posts

    Gurupi participa da etapa final do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

      Por Secom Gurupi Após conquistar o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na fase estadual, ocorrida em abril deste ano, a cidade de Gurupi foi finalista na etapa nacional do concurso.…

    Prefeitura de Gurupi e MPT discutem inclusão socioprodutiva de catadores e catadoras de recicláveis e combate ao trabalho infantil

      Por Fernando Vieira – Secom Gurupi A Prefeitura de Gurupi recebeu na manhã desta quarta-feira, 12, o Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Procuradoria Regional do Trabalho…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Economia

    Harnessing the Power of Wind Energy

    Harnessing the Power of Wind Energy

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    The Golden Gate’s Timeless Majesty

    Ultimate Sports Ground Experience

    Ultimate Sports Ground Experience

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Future of Work Like Remote Collaboration Tools

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Navigating the Landscape of Cryptocurrency Trends

    Plant Based Alternatives Reshaping Food

    Plant Based Alternatives Reshaping Food